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“Alunos que não acompanham as expectativas de aprendizagem […] são motivo de muita preocupação por parte das escolas, dos professores e das famílias. Este fato gera muitos questionamentos sobre que encaminhamentos fazer, o que é possível cobrar da família, o que se pode exigir do próprio aluno, quais as causas dos problemas apresentados” (CRUZ, 2014, p. 2). A alternativa que contém estratégias que podem ser aplicadas para recuperação do processo de construção do conhecimento diante das dificuldades de aprendizagem é

“Alunos que não acompanham as expectativas de aprendizagem […] são motivo de muita preocupação
por parte das escolas, dos professores e das famílias. Este fato gera muitos questionamentos sobre
que encaminhamentos fazer, o que é possível cobrar da família, o que se pode exigir do próprio aluno,
quais as causas dos problemas apresentados” (CRUZ, 2014, p. 2).
A alternativa que contém estratégias que podem ser aplicadas para recuperação do processo de
construção do conhecimento diante das dificuldades de aprendizagem é

Resposta:

A alternativa correta é E)

O desafio de lidar com alunos que não acompanham as expectativas de aprendizagem é uma questão complexa, envolvendo múltiplos fatores e responsabilidades compartilhadas entre escola, professores e famílias. Como aponta Cruz (2014), essa situação gera questionamentos sobre como intervir de forma eficaz para superar as dificuldades apresentadas. Entre as alternativas propostas para a recuperação do processo de construção do conhecimento, a estratégia mais adequada é a que utiliza atividades lúdicas (alternativa E).

As atividades lúdicas se destacam como abordagem eficaz porque promovem um ambiente de aprendizagem mais descontraído e significativo. Ao desenvolver a criatividade e estabelecer vínculos positivos com o ambiente escolar, essas atividades reduzem a pressão e a ansiedade frequentemente associadas às dificuldades de aprendizagem. O aspecto lúdico facilita a assimilação de conteúdos de forma natural, incentivando a participação ativa do aluno no processo educativo.

Embora as demais alternativas apresentem elementos válidos - como a adaptação às realidades individuais (A) ou a importância da avaliação diagnóstica (B) - elas são mais limitadas em seu escopo. A repetição de abordagens (C) ignora a necessidade de diversificação metodológica, enquanto a simples curiosidade por temas (D) não garante uma estruturação pedagógica consistente. A alternativa E, portanto, se mostra como a mais abrangente e alinhada com princípios educacionais contemporâneos que valorizam o desenvolvimento integral do aluno.

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