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Analise as assertivas abaixo. I. A criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta dificuldade nas habilidades sociais, na interação social, dificuldade no contato visual, pouca expressão facial, alterações na linguagem e de comportamento, como, por exemplo, um atraso na fala, e pode apresentar agressividade sem uma razão aparente. II. Pessoas com altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. III. A deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual, mas não em comportamentos adaptativos expressos em habilidades sociais, práticas e conceituais, com início antes dos 18 anos, e ressalta “que de acordo com a AAIDD, limitações no funcionamento intelectual estão presentes quando o indivíduo apresentar coeficiente de inteligência (QI) superior a 70”. IV. O aluno com mielomeningocele não apresenta deficiência intelectual. Porém, ele pode apresentar a hidrocefalia associada e, nesse caso, poderá ou não apresentar comprometimentos no processo de aprendizagem. V. O aluno com paralisia cerebral apresenta alteração de tônus e a coordenação de movimentos para locomoção apresenta-se comprometida. Sempre apresenta deficiência intelectual associada. Em relação às assertivas propostas, estão CORRETAS apenas

Analise as assertivas abaixo.

I. A criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta dificuldade nas habilidades sociais,
na interação social, dificuldade no contato visual, pouca expressão facial, alterações na
linguagem e de comportamento, como, por exemplo, um atraso na fala, e pode apresentar
agressividade sem uma razão aparente.

II. Pessoas com altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho
e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:
capacidade intelectual superior; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou
produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.

III. A deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual,
mas não em comportamentos adaptativos expressos em habilidades sociais, práticas e
conceituais, com início antes dos 18 anos, e ressalta “que de acordo com a AAIDD, limitações
no funcionamento intelectual estão presentes quando o indivíduo apresentar coeficiente de inteligência
(QI) superior a 70”.

IV. O aluno com mielomeningocele não apresenta deficiência intelectual. Porém, ele pode apresentar
a hidrocefalia associada e, nesse caso, poderá ou não apresentar comprometimentos
no processo de aprendizagem.

V. O aluno com paralisia cerebral apresenta alteração de tônus e a coordenação de movimentos
para locomoção apresenta-se comprometida. Sempre apresenta deficiência intelectual associada.

Em relação às assertivas propostas, estão CORRETAS apenas

Resposta:

A alternativa correta é C)

O gabarito correto para a análise das assertivas é a alternativa C) I, II e IV. A primeira assertiva descreve com precisão as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo as dificuldades sociais, de comunicação e comportamentais. A segunda assertiva define corretamente as altas habilidades/superdotação, destacando os diversos aspectos em que os indivíduos podem demonstrar potencial elevado. Já a quarta assertiva está correta ao afirmar que a mielomeningocele não está necessariamente associada à deficiência intelectual, embora a hidrocefalia possa ou não afetar a aprendizagem.

As assertivas III e V contêm incorreções. A terceira está equivocada ao afirmar que a deficiência intelectual não envolve limitações em comportamentos adaptativos, quando na verdade esses são critérios essenciais para o diagnóstico, além de citar erroneamente um QI superior a 70 como indicador (o correto seria QI abaixo de 70). A quinta assertiva está incorreta ao generalizar que a paralisia cerebral sempre inclui deficiência intelectual, o que não é verdade, pois os comprometimentos variam de caso para caso.

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