Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à professora que vai questionando, soletrando, apontando cada letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a criança escreve sozinha: OLETAN.                                                                              (Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)Nesta situação, é correto afirmar que

As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à professora que vai questionando, soletrando, apontando cada letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a criança escreve sozinha: OLETAN.

                                                                             (Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)

Nesta situação, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é B)

No contexto apresentado, a situação descrita ilustra um momento significativo no processo de alfabetização, em que a interação entre professora e aluno revela aspectos fundamentais da aprendizagem. A criança, inicialmente insegura, busca auxílio para escrever uma frase relacionada ao seu desenho. A professora, em vez de simplesmente fornecer a resposta, conduz a criança por meio de questionamentos e da utilização do alfabeto exposto na sala, incentivando-a a refletir sobre as letras e sons.

Esse método demonstra que a professora supõe que a criança é capaz e, mais do que isso, considera essa capacidade, permitindo que ela avance no seu próprio ritmo. A criança, ao perceber que já sabia escrever "revólver", amplia sua frase para "o revólver mata o ladrão", mostrando um desenvolvimento na construção do sentido. Mesmo quando a professora se afasta, a criança tenta escrever sozinha, produzindo "OLETAN", que, embora não seja convencional, reflete sua tentativa de representar foneticamente a expressão "o ladrão".

Essa abordagem valoriza os conhecimentos prévios da criança e sua capacidade de experimentação, elementos essenciais no processo de alfabetização. A alternativa B) é a correta porque sintetiza a postura da professora, que acredita no potencial do aluno e o guia de forma a fortalecer sua autonomia na escrita, mesmo que ainda em fase de construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *