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CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Jean Piaget, em sua obra, colocou em evidência a atividade do sujeito diante do mundo exterior e que lhe é independente. Piaget recusou as explicações do empirismo tradicional de que existiriam estruturas endógenas no indivíduo que propiciavam o desenvolvimento da inteligência. Pois, para o pensador, o conhecimento é resultado da interação do sujeito com o objeto, sendo que essa interação depende de fatores internos que são modificados a cada etapa de desenvolvimento das estruturas mentais, por meio das quais acontece o desenvolvimento psíquico. Segundo Piaget, o processo de estruturação mental é o resultado de uma equilibração progressiva entre uma esfera e outra, ou seja, o desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável à edificação de um grande prédio que, à medida que se acrescenta algo, ficará mais sólido, ou à montagem de um mecanismo delicado, cujas fases gradativas de ajustamento conduziriam a uma flexibilidade, e uma mobilidade das peças. O conhecimento para Piaget se revela por meio de uma construção indefinida, em que não há conhecimento absoluto. O conhecimento, para Piaget, se origina de etapas sucessivas: equilibração, assimilação e acomodação e o indivíduo é quem conduz esse processo. Trazendo essas pontuações para a educação escolar, pode-se perceber como Piaget compreende o processo educativo. Para o autor, o futuro do ensino deve se abrir cada vez mais à interdisciplinaridade e às necessidades do cotidiano e, para isso, o ambiente de aprendizagem deve ser organizado com práticas pedagógicas que estimulem o espírito de liberdade nos estudantes, de modo que eles possam reconstruir suas verdades. Nesse sentido, Piaget é enfático na orientação de que o aluno deve conduzir a sua aprendizagem. Ele afirma ainda que os métodos ativos é que são os responsáveis pelo desenvolvimento livre dos indivíduos. Assim, eles devem desenvolver o máximo de experimentação, pois, para Piaget, se os indivíduos não passarem pela experiência será adestramento e não educação. RELAÇÕES SOCIAIS Para Piaget existem dois tipos de relações sociais: as relações sociais de coação social e as relações sociais de cooperação. A coação social é toda relação entre dois ou mais indivíduos na qual intervém um elemento de prestígio ou autoridade, sendo que nesse tipo de relação o indivíduo é coagido.Piaget, ao definir as relações de coação social, considera o adulto enquanto aquele que coage a criança, desse modo, ao associar essa ideia à educação escolar, significa compreender que o professor, por ser a figura de prestígio ou autoridade, exerce exatamente a função de coagir o indivíduo, atrapalhando-o no processo de aprendizagem bem como no desenvolvimento da autonomia. Por isso, na concepção de Piaget, toda forma de transmissão seria coerção, pois o adulto por estar numa posição de prestígio levaria o indivíduo a aceitar suas posições. Para Piaget, o grupo (outras crianças) contribuiria muito mais que o próprio professor para a construção do conhecimento. Sendo assim, para Piaget o indivíduo deve se guiar livremente no processo educativo e o professor deve assumir o papel de colaborador.Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2XXcjRm. Com base no texto ‘CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO’, leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com a leitura do texto, infere-se que Piaget defendeu a ideia do empirismo tradicional de que existem estruturas endógenas ao indivíduo que propiciavam o desenvolvimento da inteligência. II. Segundo Piaget, o desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável à montagem de um mecanismo delicado, cujas fases gradativas de ajustamento conduziriam a uma flexibilidade, e uma mobilidade das peças, de acordo com o texto. Marque a alternativa CORRETA: 

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO


Jean Piaget, em sua obra, colocou em evidência a atividade do
sujeito diante do mundo exterior e que lhe é independente. Piaget
recusou as explicações do empirismo tradicional de que
existiriam estruturas endógenas no indivíduo que propiciavam o
desenvolvimento da inteligência. Pois, para o pensador, o
conhecimento é resultado da interação do sujeito com o objeto,
sendo que essa interação depende de fatores internos que são
modificados a cada etapa de desenvolvimento das estruturas
mentais, por meio das quais acontece o desenvolvimento
psíquico.

Segundo Piaget, o processo de estruturação mental é o resultado
de uma equilibração progressiva entre uma esfera e outra, ou
seja, o desenvolvimento mental é uma construção contínua,
comparável à edificação de um grande prédio que, à medida que
se acrescenta algo, ficará mais sólido, ou à montagem de um mecanismo delicado, cujas fases gradativas de ajustamento
conduziriam a uma flexibilidade, e uma mobilidade das peças.

O conhecimento para Piaget se revela por meio de uma
construção indefinida, em que não há conhecimento absoluto.

O conhecimento, para Piaget, se origina de etapas sucessivas:
equilibração, assimilação e acomodação e o indivíduo é quem
conduz esse processo. Trazendo essas pontuações para a
educação escolar, pode-se perceber como Piaget compreende o
processo educativo. Para o autor, o futuro do ensino deve se
abrir cada vez mais à interdisciplinaridade e às necessidades do
cotidiano e, para isso, o ambiente de aprendizagem deve ser
organizado com práticas pedagógicas que estimulem o espírito
de liberdade nos estudantes, de modo que eles possam
reconstruir suas verdades.

Nesse sentido, Piaget é enfático na orientação de que o aluno
deve conduzir a sua aprendizagem. Ele afirma ainda que os
métodos ativos é que são os responsáveis pelo desenvolvimento
livre dos indivíduos. Assim, eles devem desenvolver o máximo de
experimentação, pois, para Piaget, se os indivíduos não
passarem pela experiência será adestramento e não educação.

RELAÇÕES SOCIAIS

Para Piaget existem dois tipos de relações sociais: as relações
sociais de coação social e as relações sociais de cooperação. A
coação social é toda relação entre dois ou mais indivíduos na
qual intervém um elemento de prestígio ou autoridade, sendo
que nesse tipo de relação o indivíduo é coagido.

Piaget, ao definir as relações de coação social, considera o
adulto enquanto aquele que coage a criança, desse modo, ao
associar essa ideia à educação escolar, significa compreender
que o professor, por ser a figura de prestígio ou autoridade,
exerce exatamente a função de coagir o indivíduo, atrapalhando-o no processo de aprendizagem bem como no desenvolvimento
da autonomia. Por isso, na concepção de Piaget, toda forma de
transmissão seria coerção, pois o adulto por estar numa posição
de prestígio levaria o indivíduo a aceitar suas posições. Para
Piaget, o grupo (outras crianças) contribuiria muito mais que o
próprio professor para a construção do conhecimento.

Sendo assim, para Piaget o indivíduo deve se guiar livremente no
processo educativo e o professor deve assumir o papel de
colaborador.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2XXcjRm.

Com base no texto ‘CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO’, leia
as afirmativas a seguir:



I. De acordo com a leitura do texto, infere-se que Piaget defendeu a
ideia do empirismo tradicional de que existem estruturas
endógenas ao indivíduo que propiciavam o desenvolvimento da
inteligência.

II. Segundo Piaget, o desenvolvimento mental é uma construção
contínua, comparável à montagem de um mecanismo delicado,
cujas fases gradativas de ajustamento conduziriam a uma
flexibilidade, e uma mobilidade das peças, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA: 

Resposta:

A alternativa correta é C)

Análise das Afirmativas sobre a Teoria de Piaget

Com base no texto "Construção do Conhecimento", que aborda as ideias de Jean Piaget, é possível analisar as afirmativas apresentadas e identificar qual delas está correta. O texto deixa claro que Piaget rejeitou o empirismo tradicional, que defendia a existência de estruturas endógenas no indivíduo como base para o desenvolvimento da inteligência. Pelo contrário, ele acreditava que o conhecimento surge da interação entre o sujeito e o objeto, mediada por fatores internos em constante transformação. Portanto, a afirmativa I é falsa, pois contradiz a posição de Piaget.

Já a afirmativa II está correta, uma vez que o texto menciona explicitamente a analogia de Piaget entre o desenvolvimento mental e a montagem de um mecanismo delicado, cujas fases de ajustamento levam a uma maior flexibilidade e mobilidade. Essa comparação ilustra a visão piagetiana de que o conhecimento é construído de forma progressiva e contínua, sem um ponto final absoluto.

Dessa forma, a alternativa correta é C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa, pois apenas a segunda afirmativa está em consonância com as ideias apresentadas no texto sobre a teoria de Piaget.

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