Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia a afirmativa a seguir.“Os problemas de aprendizagem são aqueles que se superpõem ao baixo nível intelectual, não permitindo ao sujeito aproveitar suas possibilidades”. PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento de problemas de aprendizagem. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.São fatores fundamentais que necessitam ser considerados no diagnóstico de um problema de aprendizagem, EXCETO:

Leia a afirmativa a seguir.

“Os problemas de aprendizagem são aqueles que se superpõem ao baixo nível intelectual, não permitindo ao sujeito aproveitar suas possibilidades”.
PAIN, Sara.
Diagnóstico e tratamento de problemas de aprendizagem. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

São fatores fundamentais que necessitam ser considerados no diagnóstico de um problema de aprendizagem, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O ensaio a seguir discute os fatores fundamentais no diagnóstico de problemas de aprendizagem, conforme abordado por Sara Pain em sua obra Diagnóstico e Tratamento de Problemas de Aprendizagem. A autora define que tais problemas se sobrepõem ao baixo nível intelectual, impedindo o indivíduo de explorar plenamente suas capacidades. Dentre os fatores analisados, destaca-se que os problemas produzidos na instituição escolar (alternativa B) não são considerados essenciais no diagnóstico, conforme o gabarito indicado.

Os fatores orgânicos (alternativa A) são cruciais, pois envolvem condições biológicas e neurológicas que podem afetar diretamente a aprendizagem, como disfunções cognitivas ou transtornos específicos. Já os fatores ambientais (alternativa C) abrangem influências externas, como o contexto familiar e social, que podem limitar ou potencializar o desenvolvimento educacional. Por fim, os fatores psicógenos (alternativa D) referem-se a aspectos emocionais e psicológicos, como traumas ou bloqueios, que interferem no processo de aprendizagem.

Embora a instituição escolar desempenhe um papel importante na educação, os problemas gerados por ela — como metodologias inadequadas ou falhas na estrutura pedagógica — não são classificados como fatores intrínsecos ao diagnóstico de dificuldades de aprendizagem, conforme a perspectiva de Pain. Portanto, a alternativa B corretamente identifica o fator que não é considerado fundamental nesse contexto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *