Leia a afirmativa a seguir.“Os problemas de aprendizagem são aqueles que se superpõem ao baixo nível intelectual, não permitindo ao sujeito aproveitar suas possibilidades”.PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento de problemas de aprendizagem. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.São fatores fundamentais que necessitam ser considerados no diagnóstico de um problema de aprendizagem, EXCETO:
Leia a afirmativa a seguir.
São fatores fundamentais que necessitam ser considerados no diagnóstico de um problema de aprendizagem, EXCETO:
- A)Fatores orgânicos.
- B)Fatores referentes aos problemas produzidos na instituição escolar.
- C)Fatores ambientais.
- D)Fatores psicógenos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensaio a seguir discute a afirmativa de Sara Pain sobre problemas de aprendizagem, destacando os fatores fundamentais para seu diagnóstico, com exceção daqueles relacionados à instituição escolar.
No livro Diagnóstico e tratamento de problemas de aprendizagem, Sara Pain define que os problemas de aprendizagem vão além de um baixo nível intelectual, impedindo o indivíduo de explorar plenamente suas capacidades. Essa perspectiva ressalta a complexidade do tema, que envolve múltiplas dimensões, desde questões orgânicas até influências psicossociais.
Dentre os fatores essenciais para diagnosticar tais dificuldades, Pain destaca os fatores orgânicos (A), que incluem condições neurológicas ou fisiológicas que podem comprometer o aprendizado. Além disso, os fatores ambientais (C) — como o contexto familiar e social — e os fatores psicógenos (D) — relacionados a conflitos emocionais e psicológicos — também são determinantes. No entanto, a autora não considera os problemas produzidos na instituição escolar (B) como um elemento central nesse diagnóstico, pois sua abordagem prioriza causas intrínsecas ao indivíduo e seu entorno imediato, e não falhas estruturais do sistema educacional.
Assim, a alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B, já que os demais fatores são amplamente reconhecidos pela literatura como influências diretas nas dificuldades de aprendizagem. A exclusão da instituição escolar como fator fundamental reflete uma visão mais individualizada do problema, focada no sujeito e em suas interações primárias.
Deixe um comentário