Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na relação professor‐aluno, segundo a teoria sociointeracionista do desenvolvimento, não é papel do professor

Na relação professor‐aluno, segundo a teoria sociointeracionista do desenvolvimento, não é papel do professor

Resposta:

A alternativa correta é E)

Na relação professor-aluno, a teoria sociointeracionista do desenvolvimento destaca o papel fundamental do educador como mediador do processo de aprendizagem. De acordo com essa perspectiva, baseada principalmente nos estudos de Vygotsky, o professor não deve simplesmente transmitir conhecimentos de forma passiva, mas sim atuar como um facilitador que promove a construção ativa do saber pelo aluno.

Analisando as alternativas apresentadas, a opção E) é a que não se alinha com essa abordagem, sendo portanto a correta como indicado no gabarito. A justificativa para isso é que:

  • O sociointeracionismo valoriza a mediação intencional do professor, e não apenas a criação de desafios sem orientação
  • A teoria enfatiza a importância da interação social qualificada para promover o desenvolvimento
  • O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) pressupõe justamente a intervenção ativa do professor

As demais alternativas descrevem adequadamente o papel do professor na perspectiva sociointeracionista:

  • A) Refere-se ao despertar da curiosidade e necessidade de aprender
  • B) Aborda exatamente o processo de mediação dos conhecimentos culturais
  • C) Descreve a internalização como processo central da teoria
  • D) Menciona diretamente a ZDP, conceito fundamental da abordagem

Portanto, a alternativa E) se destaca como incorreta porque, embora valorize a autonomia do aluno, vai contra o princípio básico da mediação ativa proposta pelo sociointeracionismo, que não defende um aprendizado puramente descoberto sem a intervenção qualificada do professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *