Na relação professor‐aluno, segundo a teoria sociointeracionista do desenvolvimento, não é papel do professor
Na relação professor‐aluno, segundo a teoria sociointeracionista do desenvolvimento, não é papel do professor
- A)despertar nos alunos a necessidade de apropriação de novos conhecimentos.
- B)mediar os conteúdos já elaborados pelos homens e os alunos, de tal modo que propicie a formação e a transformação das funções psicológicas superiores por meio da aquisição dos conhecimentos.
- C)atuar com o outro social, que deverá promover o processo de internalização, atuando como mediador entre o culturalmente acumulado e o individualmente transformado.
- D)provocar avanços no aluno por meio de sua interferência na zona de desenvolvimento proximal.
- E)criar dificuldades e desafios em vez de ensinar, favorecendo a descoberta pela própria criança.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Na relação professor-aluno, a teoria sociointeracionista do desenvolvimento destaca o papel fundamental do educador como mediador do processo de aprendizagem. De acordo com essa perspectiva, baseada principalmente nos estudos de Vygotsky, o professor não deve simplesmente transmitir conhecimentos de forma passiva, mas sim atuar como um facilitador que promove a construção ativa do saber pelo aluno.
Analisando as alternativas apresentadas, a opção E) é a que não se alinha com essa abordagem, sendo portanto a correta como indicado no gabarito. A justificativa para isso é que:
- O sociointeracionismo valoriza a mediação intencional do professor, e não apenas a criação de desafios sem orientação
- A teoria enfatiza a importância da interação social qualificada para promover o desenvolvimento
- O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) pressupõe justamente a intervenção ativa do professor
As demais alternativas descrevem adequadamente o papel do professor na perspectiva sociointeracionista:
- A) Refere-se ao despertar da curiosidade e necessidade de aprender
- B) Aborda exatamente o processo de mediação dos conhecimentos culturais
- C) Descreve a internalização como processo central da teoria
- D) Menciona diretamente a ZDP, conceito fundamental da abordagem
Portanto, a alternativa E) se destaca como incorreta porque, embora valorize a autonomia do aluno, vai contra o princípio básico da mediação ativa proposta pelo sociointeracionismo, que não defende um aprendizado puramente descoberto sem a intervenção qualificada do professor.
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