O fracasso escolar, hoje, pode ser entendido como fatordesencadeante de um problema de aprendizagem que, de outromodo, não teria aparecido. Essa situação, que torna maiscomplexo e difícil o diagnóstico, exige maior responsabilidade eprecisão teórica dos profissionais da educação. Julgue os itenssubseqüentes, com relação a essas idéias. Estudos contemporâneos têm comprovado que a desnutrição alimentar e a carência financeira e afetiva são as maiores causas do fracasso escolar.
O fracasso escolar, hoje, pode ser entendido como fator
desencadeante de um problema de aprendizagem que, de outro
modo, não teria aparecido. Essa situação, que torna mais
complexo e difícil o diagnóstico, exige maior responsabilidade e
precisão teórica dos profissionais da educação. Julgue os itens
subseqüentes, com relação a essas idéias.
Estudos contemporâneos têm comprovado que a desnutrição alimentar e a carência financeira e afetiva são as maiores causas do fracasso escolar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O fracasso escolar é um fenômeno multifatorial que desafia educadores e especialistas em aprendizagem. Embora o texto inicial sugira que ele possa ser um desencadeador de problemas de aprendizagem, é importante analisar criticamente as afirmações apresentadas.
O item em questão afirma que "Estudos contemporâneos têm comprovado que a desnutrição alimentar e a carência financeira e afetiva são as maiores causas do fracasso escolar". Esta afirmação foi classificada como ERRADA, e com razão.
Embora fatores socioeconômicos como desnutrição e carência financeira sejam, de fato, elementos relevantes no contexto do fracasso escolar, reduzi-lo a essas causas seria uma simplificação perigosa. A aprendizagem é um processo complexo que envolve:
- Fatores pedagógicos (qualidade do ensino, metodologias adequadas)
- Fatores psicológicos (motivação, autoestima)
- Fatores institucionais (estrutura escolar, políticas educacionais)
- Fatores cognitivos (dificuldades específicas de aprendizagem)
A carência afetiva certamente influencia, mas não pode ser isolada como "maior causa". Da mesma forma, embora a desnutrição prejudique o desenvolvimento cognitivo, muitos alunos em situação de vulnerabilidade superam essa barreira quando outros fatores são favoráveis.
Portanto, a correção do gabarito em marcar a afirmação como ERRADA reflete uma compreensão mais abrangente e atualizada das múltiplas dimensões que intervêm no fenômeno do fracasso escolar. Esta visão holística é essencial para que os profissionais da educação possam atuar com a precisão teórica mencionada no texto original.
Deixe um comentário