Os dados sobre o nível de escolarização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas demonstram que os mesmos apresentam atraso escolar com significativa defasagem idade/série. Com relação a essa defasagem, considere os itens abaixo. I – Comprometimento com o crime, levando ao desinteresse pela escola. II – Deficiência cognitiva decorrente das condições de vida. III – Inadequação das propostas escolares para esta população. IV – Processo de opressão/exclusão social que atinge várias dimensões da vida e que tem na inadequação da escola um fator decisivo. V – Negligência familiar. Quais itens apresentam razões que melhor explicam a defasagem idade/série?
Os dados sobre o nível de escolarização de adolescentes
em cumprimento de medidas socioeducativas
demonstram que os mesmos apresentam atraso escolar
com significativa defasagem idade/série.
Com relação a essa defasagem, considere os itens abaixo.
I – Comprometimento com o crime, levando ao desinteresse
pela escola.
II – Deficiência cognitiva decorrente das condições de
vida.
III – Inadequação das propostas escolares para esta
população.
IV – Processo de opressão/exclusão social que atinge
várias dimensões da vida e que tem na inadequação
da escola um fator decisivo.
V – Negligência familiar.
Quais itens apresentam razões que melhor explicam a
defasagem idade/série?
- A)Apenas I e II.
- B)Apenas I e IV.
- C)Apenas III e IV.
- D)Apenas III e V.
- E)I, II, III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A defasagem idade/série entre adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas é um problema complexo, influenciado por múltiplos fatores sociais e educacionais. Analisando os itens apresentados, os que melhor explicam essa situação são III e IV, conforme indicado pelo gabarito correto (C).
O item III destaca a inadequação das propostas escolares para essa população. Muitas vezes, o sistema educacional não oferece metodologias ou currículos adaptados às necessidades e realidades desses jovens, o que contribui para a evasão e o atraso escolar. A escola, em vez de ser um espaço de acolhimento e inclusão, pode se tornar mais um ambiente de exclusão.
Já o item IV aborda o processo de opressão e exclusão social que permeia a vida desses adolescentes. A marginalização atinge diversas dimensões, incluindo o acesso à educação de qualidade. A escola, quando não adaptada para lidar com as especificidades desses jovens, reforça esse ciclo de exclusão, tornando-se um fator decisivo para a defasagem.
Embora outros itens como negligência familiar (V) ou comprometimento com o crime (I) possam influenciar indiretamente, eles não capturam as raízes estruturais do problema da mesma forma que III e IV. Portanto, a resposta mais abrangente e precisa é a alternativa C).
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