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Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.

Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles
geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos
responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o
distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma
característica da dislexia.

Resposta:

A alternativa correta é A)

Os distúrbios de aprendizagem, como a dislexia, representam um desafio significativo no ambiente educacional, afetando não apenas os alunos, mas também professores, familiares e demais envolvidos no processo de ensino. A dislexia, em particular, destaca-se por sua alta incidência e pelas características específicas que dificultam a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Entre as afirmativas apresentadas, a alternativa A) é a que NÃO se trata de uma característica típica da dislexia. Embora crianças disléxicas possam enfrentar desafios na organização gramatical e na segmentação de palavras, essa descrição está mais associada a dificuldades gerais de linguagem ou a outros distúrbios específicos, como a disgrafia. A dislexia, por sua vez, está mais relacionada a problemas na decodificação fonológica e no processamento de sons da fala, o que impacta diretamente a fluência e a compreensão leitora.

Por outro lado, as demais alternativas descrevem aspectos relevantes da dislexia: a lentidão e o esforço na leitura (B), a origem neurobiológica do distúrbio (C) e as particularidades no funcionamento cerebral (D). Essas características reforçam a importância de um diagnóstico preciso e de intervenções pedagógicas especializadas para auxiliar os indivíduos disléxicos a superarem suas dificuldades e alcançarem seu potencial acadêmico.

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