Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.
geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos
responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o
distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma
característica da dislexia.
- A)As crianças apresentam dificuldade em perceber as sinalizações gráficas e o uso de coordenação/subordinação das orações. Não aglutina ou separa devidamente as palavras.
- B)Os disléxicos sofrem com a falta de rapidez ao ler. Sua leitura é sem ritmo e, muitas vezes, com muito sacrifício; decodificam as palavras, mas não conseguem compreendê-las.
- C)As causas da dislexia não podem ser atribuídas a questões emocionais, culturais ou instrucionais; embora esses fatores tenham uma influência no desempenho de pessoas disléxicas, eles não são determinantes.
- D)As crianças disléxicas possuem falhas nas conexões cerebrais. Elas podem contar apenas com a região do cérebro responsável por processar fonemas e sílabas, enquanto a área responsável pela análise de palavras não exerce a sua função.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Os distúrbios de aprendizagem, como a dislexia, representam um desafio significativo no ambiente educacional, afetando não apenas os alunos, mas também professores, familiares e demais envolvidos no processo de ensino. A dislexia, em particular, destaca-se por sua alta incidência e pelas características específicas que dificultam a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Entre as afirmativas apresentadas, a alternativa A) é a que NÃO se trata de uma característica típica da dislexia. Embora crianças disléxicas possam enfrentar desafios na organização gramatical e na segmentação de palavras, essa descrição está mais associada a dificuldades gerais de linguagem ou a outros distúrbios específicos, como a disgrafia. A dislexia, por sua vez, está mais relacionada a problemas na decodificação fonológica e no processamento de sons da fala, o que impacta diretamente a fluência e a compreensão leitora.
Por outro lado, as demais alternativas descrevem aspectos relevantes da dislexia: a lentidão e o esforço na leitura (B), a origem neurobiológica do distúrbio (C) e as particularidades no funcionamento cerebral (D). Essas características reforçam a importância de um diagnóstico preciso e de intervenções pedagógicas especializadas para auxiliar os indivíduos disléxicos a superarem suas dificuldades e alcançarem seu potencial acadêmico.
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