Questões Sobre Problemas de Aprendizagem na Escola - Pedagogia - concurso
Questão 81
As condições físicas, mentais, psicológicas e socioculturais da criança intervêm no seu desenvolvimento e, consequentemente, no rendimento escolar. A escola e os professores não podem eximir-se do papel de observar e colaborar na identificação das dificuldades de aprendizagem dos educandos e na orientação e encaminhamento dos mesmos. Dessa forma, cabe ao professor, EXCETO:
- A)observar a frequência e a continuidade da manifestação.
- B)prestar assistência médica e psicológica.
- C)propiciar o desenvolvimento de atitudes, hábitos e habilidades favoráveis à saúde física e mental.
- D)conhecer as condições familiares.
- E)acompanhar cada caso, informando-se sobre as prescrições dos profissionais de saúde e dos resultados do tratamento.
A alternativa correta é B)
O desenvolvimento infantil é um processo complexo, influenciado por múltiplos fatores que incluem condições físicas, mentais, psicológicas e socioculturais. Esses elementos não apenas moldam o crescimento da criança, mas também impactam diretamente seu desempenho escolar. Nesse contexto, a escola e os professores desempenham um papel fundamental, não apenas como transmissores de conhecimento, mas também como observadores atentos e facilitadores do desenvolvimento integral dos alunos.
Entre as responsabilidades do professor, destacam-se ações como observar padrões de comportamento, acompanhar o progresso individual, conhecer o ambiente familiar do aluno e promover hábitos saudáveis. No entanto, há uma distinção clara entre o papel educacional e o de profissionais de saúde. Enquanto o professor pode identificar dificuldades e encaminhar casos específicos, não cabe a ele prestar assistência médica ou psicológica diretamente, função que deve ser exercida por especialistas capacitados.
Portanto, a alternativa que descreve uma atribuição não relacionada ao trabalho docente é a B) prestar assistência médica e psicológica, conforme indicado no gabarito. Essa distinção reforça a importância da atuação multidisciplinar no ambiente escolar, onde cada profissional contribui dentro de sua área de expertise para o desenvolvimento pleno da criança.
Questão 82
Aponte a única alternativa em que não aparece uma maneira de recuperar o aluno na escola.
- A)Intensificar os exercícios;
- B)Colocar o aluno que não aprende a margem da sala de aula;
- C)Concentrar mais atenção nas deficiências;
- D)Incentivar os alunos que alcançaram a meta a ajudar os colegas que não conseguiram isso.
- E)Organizar grupos de estudo.
A alternativa correta é B)
Aponte a única alternativa em que não aparece uma maneira de recuperar o aluno na escola.
- A) Intensificar os exercícios;
- B) Colocar o aluno que não aprende à margem da sala de aula;
- C) Concentrar mais atenção nas deficiências;
- D) Incentivar os alunos que alcançaram a meta a ajudar os colegas que não conseguiram isso.
- E) Organizar grupos de estudo.
O gabarito correto é B.
Questão 83
As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à professora que vai questionando, soletrando, apontando cada letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a criança escreve sozinha: OLETAN.
(Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)
Nesta situação, é correto afirmar que
- A)o resultado do ensino da professora é o aprendizado correto da criança.
- B)a professora supõe que a criança é capaz e considera essa capacidade.
- C)a escrita da criança não faz sentido: é ininteligível, mesmo que inserida no contexto.
- D)a professora desconsidera os conhecimentos prévios do aluno.
- E)o método não é adequado para ser utilizado no processo de alfabetização.
A alternativa correta é B)
No contexto apresentado, a situação descrita ilustra um momento significativo no processo de alfabetização, em que a interação entre professora e aluno revela aspectos fundamentais da aprendizagem. A criança, inicialmente insegura, busca auxílio para escrever uma frase relacionada ao seu desenho. A professora, em vez de simplesmente fornecer a resposta, conduz a criança por meio de questionamentos e da utilização do alfabeto exposto na sala, incentivando-a a refletir sobre as letras e sons.
Esse método demonstra que a professora supõe que a criança é capaz e, mais do que isso, considera essa capacidade, permitindo que ela avance no seu próprio ritmo. A criança, ao perceber que já sabia escrever "revólver", amplia sua frase para "o revólver mata o ladrão", mostrando um desenvolvimento na construção do sentido. Mesmo quando a professora se afasta, a criança tenta escrever sozinha, produzindo "OLETAN", que, embora não seja convencional, reflete sua tentativa de representar foneticamente a expressão "o ladrão".
Essa abordagem valoriza os conhecimentos prévios da criança e sua capacidade de experimentação, elementos essenciais no processo de alfabetização. A alternativa B) é a correta porque sintetiza a postura da professora, que acredita no potencial do aluno e o guia de forma a fortalecer sua autonomia na escrita, mesmo que ainda em fase de construção.
Questão 84
As opções a seguir apresentam aspectos da dificuldade de aprendizagem,exceção de uma. Assinale-a.
- A)Um atraso, desordem ou imaturidade em um ou mais processos de linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia ou aritmética
- B)Os principais exemplos das dificuldades específicas de aprendizagem são a dislexia, a disgrafia, a disortografia, a discalculia e o TDAH.
- C)As estratégias de intervenção devem se basear no enriquecimento das áreas fortes, sem que haja desencorajamento das áreas fracas.
- D)A dificuldade de aprendizagem surge em indivíduos que apresentam lesão cerebral.
- E)Os problemas de aprendizagem são dependentes do momento de aprendizagem e do contexto escolar.
A alternativa correta é D)
As opções a seguir apresentam aspectos da dificuldade de aprendizagem, exceto uma. Assinale-a.
- A) Um atraso, desordem ou imaturidade em um ou mais processos de linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia ou aritmética
- B) Os principais exemplos das dificuldades específicas de aprendizagem são a dislexia, a disgrafia, a disortografia, a discalculia e o TDAH.
- C) As estratégias de intervenção devem se basear no enriquecimento das áreas fortes, sem que haja desencorajamento das áreas fracas.
- D) A dificuldade de aprendizagem surge em indivíduos que apresentam lesão cerebral.
- E) Os problemas de aprendizagem são dependentes do momento de aprendizagem e do contexto escolar.
O gabarito correto é D).
Questão 85
Numa perspectiva crítica sobre o fracasso escolar na educação, Patto destaca que “Na escola tudo conspira para que professores e alunos vivam situações diárias de descontentamento”.
Nesse sentido, um olhar acurado sobre o fenômeno em questão nos possibilita:
- A)compreender que os processos e possibilidades de reflexão neste contexto não são imunes a como eles se constituem;
- B)imaginar que os processos de ensino e aprendizagem se abstêm dessas vicissitudes e seguem dinâmicas independentes;
- C)visualizar que os contextos perniciosos são propositadamente comprometedores dos processos em questão;
- D)depreender que o descontentamento discente na escola é fruto de um modus operandis docente;
- E)associar que o ambiente discente, por extensão, se propaga para as ações docentes na medida em que os alunos se desestimulam com o ambiente escolar desinteressante.
A alternativa correta é A)
Numa perspectiva crítica sobre o fracasso escolar na educação, Patto destaca que “Na escola tudo conspira para que professores e alunos vivam situações diárias de descontentamento”.
Nesse sentido, um olhar acurado sobre o fenômeno em questão nos possibilita:
- A) compreender que os processos e possibilidades de reflexão neste contexto não são imunes a como eles se constituem;
- B) imaginar que os processos de ensino e aprendizagem se abstêm dessas vicissitudes e seguem dinâmicas independentes;
- C) visualizar que os contextos perniciosos são propositadamente comprometedores dos processos em questão;
- D) depreender que o descontentamento discente na escola é fruto de um modus operandis docente;
- E) associar que o ambiente discente, por extensão, se propaga para as ações docentes na medida em que os alunos se desestimulam com o ambiente escolar desinteressante.
O gabarito correto é A).
Questão 86
Alicia Fernández, em seu livro A inteligência aprisionada (1991), explica que há uma relação particular entre alguns fatores do indivíduo que vai facilitar ou dificultar a ocorrência do problema de aprendizagem. Esses fatores são:
- A)O organismo, o corpo, a inteligência e o desejo.
- B)O corpo, a inteligência, o desejo e o meio familiar.
- C)O organismo, o corpo e a inteligência.
- D)A inteligência, o desejo, o meio familiar e o meio social.
A alternativa correta é A)
Alicia Fernández, em sua obra A inteligência aprisionada (1991), aborda a complexa relação entre diferentes aspectos do indivíduo que influenciam diretamente os processos de aprendizagem. Segundo a autora, a interação entre fatores orgânicos, cognitivos e emocionais pode tanto facilitar quanto dificultar a aquisição de conhecimentos.
A alternativa correta (A) aponta para quatro elementos fundamentais: o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo. Esta seleção revela uma compreensão holística do sujeito aprendente, considerando:
- O organismo como base biológica que sustenta todas as funções
- O corpo enquanto expressão física e simbólica do ser
- A inteligência como capacidade cognitiva de processamento
- O desejo como motor motivacional essencial
Esta perspectiva integradora destaca como problemas de aprendizagem frequentemente surgem de desequilíbrios ou rupturas nesta rede de fatores interdependentes. Fernández enfatiza particularmente o papel do desejo, elemento frequentemente negligenciado em abordagens tradicionais, mas fundamental para compreender os bloqueios no processo de aprender.
Questão 87
Três professores conversam sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e afirmam
Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se esforçam o suficiente para aprender. Mas há também aqueles com deficit de aprendizagem.
Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados pela escola.
Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.
A partir das falas dos professores, analise as afirmativas abaixo.
I – X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.
II – X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.
III – Y entende as dificuldades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.
IV – Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualda
des sociais. Está correto APENAS o que se afirma em
- A)I e II
- B)II e IV
- C)III e IV
- D)I, II e III
- E)II, III e IV
A alternativa correta é D)
Três professores apresentam diferentes perspectivas sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, refletindo abordagens distintas no campo educacional.
O Professor X atribui as dificuldades principalmente ao esforço individual dos alunos, mencionando também casos de déficit de aprendizagem. Essa visão está alinhada com teorias cognitivistas, que focam nos processos internos do indivíduo, conforme afirmativa I.
O Professor Y critica a falta de consideração pelo contexto social e cultural dos alunos, aproximando-se da pedagogia das diferenças culturais, como destaca a afirmativa III.
Já o Professor Z responsabiliza principalmente as famílias, apontando a falta de hábitos culturais e de leitura como fator determinante, confirmando a afirmativa II.
A afirmativa IV está incorreta, pois nenhum dos professores menciona teorias do patrimônio genético, e apenas o Professor Y aborda diretamente as desigualdades sociais.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III, correspondendo à alternativa D).
Questão 88
A indisciplina tem sido intensamente vivenciada nas escolas, apresentando-se como uma fonte de estresse nas relações interpessoais, particularmente quando associada a situações de conflito em sala de aula. Sobre a disciplina escolar, NÃO podemos afirmar que
- A)a noção de indisciplina é uma questão de comportamento e é preciso que a escola se preocupe em resolver esses problemas de comportamento para que a indisciplina seja resolvida.
- B)hoje a ausência de uma cultura disciplinar preventiva nas escolas, bem como falta de preparo adequado por parte dos professores para lidar com os distúrbios de sala de aula, apesar da clareza quanto a este espaço ser um contexto social onde a indisciplina facilmente se expressa, parte da qual a própria escola pode estar ensinando e reforçando.
- C)deve- se considerar a indisciplina sob a dimensão dos processos de socialização e relacionamentos que os alunos exercem na escola, na relação com seus pares e com os profissionais da educação, no contexto do espaço escolar - com suas atividades pedagógicas, patrimônio, ambiente, etc.
- D)é preciso pensar a indisciplina no contexto do desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
- E)a ausência de bases democráticas no modo como se articulam as relações entre professores e estudantes no interior da escola, por exemplo, pode desencadear resistência e contestação, por parte dos estudantes, aos próprios esquemas da escola, o que deve ser considerado uma expressão de indisciplina carrega uma legitimidade e pertinência, difíceis de negar.
A alternativa correta é A)
A indisciplina escolar é um tema complexo que vai além da simples questão comportamental, como sugere a alternativa A. Embora muitos ainda acreditem que resolver problemas de comportamento seja suficiente para eliminar a indisciplina, essa visão é limitada e desconsidera os múltiplos fatores envolvidos.
As outras alternativas apresentam perspectivas mais abrangentes e pertinentes sobre o assunto. A alternativa B, por exemplo, destaca a importância de uma cultura disciplinar preventiva e da formação docente para lidar com conflitos, reconhecendo que a escola pode, involuntariamente, reforçar certos comportamentos disruptivos.
A alternativa C traz uma abordagem sociológica, enfatizando que a indisciplina deve ser compreendida nas relações que os alunos estabelecem no ambiente escolar, incluindo suas interações com colegas e educadores, bem como com a estrutura física e pedagógica da instituição.
Já a alternativa D propõe uma análise a partir do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, sugerindo que a indisciplina pode estar relacionada a processos de aprendizagem e maturidade, não sendo apenas uma questão de má conduta.
Por fim, a alternativa E aborda a dimensão política da indisciplina, mostrando como a falta de democracia nas relações escolares pode gerar resistências legítimas por parte dos alunos, que muitas vezes são classificadas como indisciplina sem considerar seu contexto e motivações.
Portanto, enquanto a alternativa A reduz a indisciplina a um problema meramente comportamental, as demais alternativas apresentam visões mais complexas e multifatoriais sobre o fenômeno, reconhecendo suas diversas dimensões: pedagógica, social, cognitiva e política.
Questão 89
Sobre o enfrentamento do problema da drogadição na adolescência, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O Ministério Público introduziu a ideia de rede de cuidados, ou seja, um sistema de organização de pessoas e/ou instituições que se reúnem em torno de um objetivo ou tema comum. Uma rede social deve ter como princípio uma postura democrática e participativa, de modo que as pessoas colaborem entre si sem competir por lideranças ou por poder.
( ) Está centrado na ideia de retirar a pessoa do seu contexto social e familiar, buscando a sua recuperação dentro de uma instituição fechada.
( ) É competência dos profissionais da área da saúde o tratamento da dependência química.
( ) Tanto para os profissionais como para os usuários e familiares, aprender a lidar com a dependência química não é uma tarefa que se consegue no confinamento, mas sim, na sociedade, enfrentando todos os problemas que através dela poderão surgir.
( ) A permanência do usuário no hospital por um tempo maior do que o necessário pode levá- lo a riscos de perda de laços afetivos, escolares e sociais, e até dificuldades em sua inserção no mercado de trabalho, o que o(a) levará a um contexto extremamente desfavorável para recuperações futuras.
( ) Discursos moralistas auxiliam como estratégia preventiva e assistencial na questão da toxicomania entre os adolescentes.
- A)V – V – V – V – F – F.
- B)F – F – F – F – V – V.
- C)V – F – V – F – V – V.
- D)V – F – F – V – V – F.
- E)F – V – V – F – F – V.
A alternativa correta é D)
Sobre o enfrentamento do problema da drogadição na adolescência, analisaremos cada afirmação para determinar se é falsa (F) ou verdadeira (V).
(V) O Ministério Público introduziu a ideia de rede de cuidados, um sistema de organização de pessoas e/ou instituições que se reúnem em torno de um objetivo comum. Uma rede social deve ter como princípio uma postura democrática e participativa, promovendo colaboração sem competição por lideranças ou poder.
(F) A abordagem não está centrada na ideia de retirar a pessoa do seu contexto social e familiar para recuperação em instituições fechadas. Pelo contrário, o modelo atual prioriza o tratamento em meio aberto, com integração social e familiar.
(F) Embora os profissionais da saúde tenham papel fundamental no tratamento da dependência química, a competência não é exclusiva deles. Outros atores, como assistentes sociais, psicólogos e educadores, também são essenciais no processo.
(V) Tanto para profissionais quanto para usuários e familiares, lidar com a dependência química exige enfrentamento dos problemas no contexto social, não no confinamento. A reinserção e o convívio social são partes fundamentais da recuperação.
(V) A permanência prolongada em hospitais pode levar a riscos como perda de laços afetivos, escolares e sociais, além de dificuldades na reinserção no mercado de trabalho, criando um contexto desfavorável para a recuperação.
(F) Discursos moralistas não são eficazes como estratégia preventiva ou assistencial na toxicomania entre adolescentes. A abordagem deve ser baseada em informação científica, acolhimento e redução de danos.
Portanto, a sequência correta é: V – F – F – V – V – F, correspondente à alternativa D).
Questão 90
Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
- A)As famílias de classes baixas não podem fornecer qualidade de vida satisfatória, alimentação adequada e acesso a diversas formas de cultura; por isso, seus filhos estão fadados ao fracasso escolar.
- B)A falta de estrutura familiar é um sintoma que deve ser considerado de forma única, isolado, na análise sobre o sucesso ou fracasso escolar.
- C)São consideradas famílias produtoras de problemas de aprendizagem somente aquelas que estão em situação de risco e de pobreza.
- D)A família também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes e suas atitudes irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos.
- E)Para identificar os problemas de aprendizagem, não é preciso distinguir aquilo que é próprio da criança, em termos de dificuldades, daquilo que ela reflete em termos do sistema em que se insere.
A alternativa correta é D)
Quando se pensa no sucesso ou no fracasso escolar, o papel da família é frequentemente destacado como um fator determinante no processo de aprendizagem. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a correta, pois reconhece a família como um agente fundamental na educação das crianças, sendo os pais os primeiros ensinantes e influenciadores na modalidade de aprendizagem dos filhos.
A alternativa A) é incorreta porque generaliza uma visão fatalista sobre as famílias de classes baixas, ignorando que muitos fatores, além da condição socioeconômica, influenciam o desempenho escolar. A alternativa B) também está errada, pois isolar a falta de estrutura familiar como único fator para o fracasso escolar é uma simplificação que desconsidera outras variáveis, como o ambiente escolar e políticas públicas educacionais.
A alternativa C) é equivocada ao limitar as famílias produtoras de problemas de aprendizagem apenas àquelas em situação de risco e pobreza, desconsiderando que dificuldades podem surgir em qualquer contexto familiar. Por fim, a alternativa E) está incorreta porque despreza a importância de analisar tanto as características individuais da criança quanto o sistema em que ela está inserida, essenciais para um diagnóstico adequado de problemas de aprendizagem.
Portanto, a resposta correta é D), que reconhece a família como parte ativa no processo de aprendizagem, influenciando diretamente a forma como as crianças se relacionam com o conhecimento.