Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
- A)As famílias de classes baixas não podem fornecer qualidade de vida satisfatória, alimentação adequada e acesso a diversas formas de cultura; por isso, seus filhos estão fadados ao fracasso escolar.
- B)A falta de estrutura familiar é um sintoma que deve ser considerado de forma única, isolado, na análise sobre o sucesso ou fracasso escolar.
- C)São consideradas famílias produtoras de problemas de aprendizagem somente aquelas que estão em situação de risco e de pobreza.
- D)A família também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes e suas atitudes irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos.
- E)Para identificar os problemas de aprendizagem, não é preciso distinguir aquilo que é próprio da criança, em termos de dificuldades, daquilo que ela reflete em termos do sistema em que se insere.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Quando se pensa no sucesso ou no fracasso escolar, o papel da família é frequentemente destacado como um fator determinante no processo de aprendizagem. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a correta, pois reconhece a família como um agente fundamental na educação das crianças, sendo os pais os primeiros ensinantes e influenciadores na modalidade de aprendizagem dos filhos.
A alternativa A) é incorreta porque generaliza uma visão fatalista sobre as famílias de classes baixas, ignorando que muitos fatores, além da condição socioeconômica, influenciam o desempenho escolar. A alternativa B) também está errada, pois isolar a falta de estrutura familiar como único fator para o fracasso escolar é uma simplificação que desconsidera outras variáveis, como o ambiente escolar e políticas públicas educacionais.
A alternativa C) é equivocada ao limitar as famílias produtoras de problemas de aprendizagem apenas àquelas em situação de risco e pobreza, desconsiderando que dificuldades podem surgir em qualquer contexto familiar. Por fim, a alternativa E) está incorreta porque despreza a importância de analisar tanto as características individuais da criança quanto o sistema em que ela está inserida, essenciais para um diagnóstico adequado de problemas de aprendizagem.
Portanto, a resposta correta é D), que reconhece a família como parte ativa no processo de aprendizagem, influenciando diretamente a forma como as crianças se relacionam com o conhecimento.
Deixe um comentário