Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Vera Lúcia é professora no Ensino Fundamental I. No corrente ano, ela assumiu uma classe de 2° ano e notou que muitos alunos tinham dificuldades na área de leitura e escrita. Por isso, ela decidiu aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto e começou lendo o livro Ler e escrever na escola, de Delia Lerner. Um ponto que chamou a atenção da professora na leitura do referido livro foi o tratamento da escola como micros-sociedade de leitores e escritores. Isso significa que é importante refletir sobre o sentido da leitura na escola. De acordo com Lerner (2002), “para que a leitura como objeto de ensino não se afaste demasiado da prática social que se quer comunicar, é imprescindível representar – ou reapresentar – na escola os diversos usos que ela tem na vida social”. Em consequência, cada situação de leitura responderá a dois propósito:

Vera Lúcia é professora no Ensino Fundamental I. No
corrente ano, ela assumiu uma classe de 2° ano e notou
que muitos alunos tinham dificuldades na área de leitura
e escrita. Por isso, ela decidiu aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto e começou lendo o livro Ler e
escrever na escola, de Delia Lerner.

Um ponto que chamou a atenção da professora na leitura
do referido livro foi o tratamento da escola como micros-sociedade de leitores e escritores. Isso significa que é
importante refletir sobre o sentido da leitura na escola.

De acordo com Lerner (2002), “para que a leitura como
objeto de ensino não se afaste demasiado da prática
social que se quer comunicar, é imprescindível representar – ou reapresentar – na escola os diversos usos
que ela tem na vida social”. Em consequência, cada
situação de leitura responderá a dois propósito:

Resposta:

A alternativa correta é A)

Vera Lúcia, professora do Ensino Fundamental I, enfrentou um desafio significativo ao assumir uma turma do 2° ano: muitos de seus alunos apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Diante dessa realidade, ela buscou aprimorar seus conhecimentos pedagógicos, dedicando-se à leitura do livro Ler e escrever na escola, da autora Delia Lerner. Essa obra se tornou uma referência fundamental para sua prática docente, especialmente ao abordar a escola como uma microsociedade de leitores e escritores, destacando a importância de contextualizar as atividades de leitura dentro do ambiente escolar.

Lerner (2002) enfatiza a necessidade de aproximar o ensino da leitura de suas práticas sociais reais, defendendo que a escola deve reproduzir os diversos usos da leitura presentes na vida cotidiana. Dessa forma, as situações de leitura propostas em sala de aula devem atender a dois propósitos essenciais: um didático, relacionado aos objetivos de aprendizagem, e um comunicativo, que assegura a função social da leitura. Essa dualidade garante que os alunos não apenas desenvolvam habilidades técnicas, mas também compreendam o valor da leitura como ferramenta de comunicação e interação.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A), que sintetiza a abordagem proposta por Lerner: equilibrar o propósito didático (ensino formal) com o propósito comunicativo (prática social). Essa perspectiva reforça o papel da escola como um espaço onde a leitura e a escrita transcendem o mero exercício acadêmico, tornando-se instrumentos de participação ativa na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *