A disciplina escolar precisa ser construída pela escola considerando alguns desafios contemporâneos, entre eles o fato de que a sociedade hoje caminha para construir-se para todos. Perceber que mais gente participa da escola é um aspecto positivo. Para uma escola que se quer democrática, são algumas destas ações: I – compreender que nem todos podem fazer parte da escola, uma vez que alguns não têm condições biológicas e socioculturais para isso; II – construir um projeto pedagógico que expresse as necessidades e ideias do grupo a que ele se destina; III – coibir tratamento preconceituoso para com os estudantes, independente de condições biológicas, socioculturais, de gênero, origem étnico-racial, religiosas e de orientações sexuais.
A disciplina escolar precisa ser construída pela escola considerando alguns desafios contemporâneos, entre eles o fato de que
a sociedade hoje caminha para construir-se para todos. Perceber que mais gente participa da escola é um aspecto positivo.
Para uma escola que se quer democrática, são algumas destas ações:
I – compreender que nem todos podem fazer parte da escola, uma vez que alguns não têm condições biológicas e
socioculturais para isso;
II – construir um projeto pedagógico que expresse as necessidades e ideias do grupo a que ele se destina;
III – coibir tratamento preconceituoso para com os estudantes, independente de condições biológicas, socioculturais, de
gênero, origem étnico-racial, religiosas e de orientações sexuais.
- A)As alternativas I e II estão corretas.
- B)As alternativas I e III estão corretas.
- C)As alternativas II e III estão corretas.
- D)Nenhuma alternativa está correta.
- E)Todas as alternativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado discute a construção da disciplina escolar diante dos desafios contemporâneos, enfatizando a importância de uma escola democrática e inclusiva. A análise das alternativas revela que apenas as proposições II e III estão corretas, conforme indicado pelo gabarito.
A alternativa I afirma que "nem todos podem fazer parte da escola, uma vez que alguns não têm condições biológicas e socioculturais para isso". Essa afirmação é contraditória com o princípio de inclusão apresentado no texto, que defende uma sociedade construída para todos e uma escola que percebe positivamente a maior participação de pessoas. Portanto, a alternativa I está incorreta.
Já a alternativa II propõe a construção de um projeto pedagógico que reflita as necessidades e ideias do grupo ao qual se destina. Essa ideia está alinhada com a perspectiva de uma escola democrática, que deve considerar a diversidade e as particularidades de seus estudantes. Assim, a alternativa II está correta.
Por fim, a alternativa III defende a coibição de tratamentos preconceituosos, independentemente de características biológicas, socioculturais, de gênero, origem étnico-racial, religiosas ou de orientação sexual. Essa proposição está em sintonia com os valores de inclusão e respeito à diversidade, sendo, portanto, correta.
Diante disso, conclui-se que o gabarito correto é a opção C, que indica que as alternativas II e III estão corretas.
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