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A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamental como no médio. Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:

A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade
da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de
História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamental como no médio.

Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A cidadania no ensino de História no Brasil passou por transformações significativas ao longo do tempo. A alternativa D) corretamente aponta essa evolução, destacando a mudança de perspectiva entre a abordagem tradicional e a contemporânea.

Na visão tradicional, o ensino de História privilegiava grandes eventos e figuras, excluindo as narrativas dos diversos grupos sociais. Essa perspectiva limitava a compreensão da cidadania como participação ativa na construção histórica.

Atualmente, seguindo os princípios da Constituição de 1988, o ensino de História incorpora uma visão mais inclusiva. Passou a valorizar os múltiplos atores sociais, suas lutas e contribuições para a formação da sociedade brasileira. Essa abordagem permite compreender a cidadania não como conceito abstrato, mas como prática social construída coletivamente.

Essa mudança paradigmática no ensino de História reflete a própria evolução do conceito de cidadania no Brasil, que deixou de ser restrito ao cumprimento formal de deveres para se tornar uma construção cotidiana, envolvendo diferentes grupos sociais em suas demandas por direitos e reconhecimento.

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