A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos: 1. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela. 2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade. 3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes. 4. integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias, dos agentes da comunidade interessados na educação. Estão corretos apenas os requisitos:
o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe
atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:
diferentes espaços e tempos educativos,
abrangendo espaços sociais na escola e fora
dela.
infraestrutura entendida como espaço formativo
dotado de efetiva disponibilidade de tempos para
a sua utilização e acessibilidade.
pela aprendizagem e na avaliação das
aprendizagens como instrumento de contínua
progressão dos estudantes.
estudantes, das famílias, dos agentes da
comunidade interessados na educação.
- A)1,3 e 4.
- B)1,2 e 4.
- C)1 e 2.
- D)2 e 3.
- E)2,3 e 4
Resposta:
A alternativa correta é A)
O conceito de uma escola de qualidade social coloca o estudante e a aprendizagem no centro de suas prioridades, exigindo uma série de requisitos para que esse objetivo seja alcançado. Analisando os pontos apresentados, é possível identificar quais deles estão alinhados com essa proposta.
O primeiro requisito menciona a necessidade de revisar as referências conceituais sobre espaços e tempos educativos, incluindo não apenas o ambiente escolar, mas também os espaços sociais externos. Essa abordagem amplia as possibilidades de aprendizagem, integrando diferentes contextos à formação do aluno, o que está em sintonia com uma educação de qualidade social.
O terceiro ponto destaca a importância do projeto político-pedagógico, do estímulo ao gosto pela aprendizagem e da avaliação como ferramenta para o progresso contínuo dos estudantes. Esses elementos são fundamentais para uma educação que prioriza o desenvolvimento integral do aluno e sua relação com o conhecimento.
Por fim, o quarto requisito enfatiza a integração entre profissionais da educação, estudantes, famílias e comunidade. Essa perspectiva reconhece que a educação é um processo coletivo e que a participação de todos os atores sociais é essencial para criar um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.
Já o segundo requisito, que menciona a "incompatibilidade" entre proposta curricular e infraestrutura, apresenta uma contradição em relação ao conceito de qualidade social, pois uma escola que prioriza o aluno deve buscar justamente a harmonia entre esses aspectos, e não sua incompatibilidade.
Portanto, os requisitos corretos são os de números 1, 3 e 4, correspondentes à alternativa A do questionamento apresentado.
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