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“A escola, instituição epicentro da sociedade contemporânea, padece da violência canalizada para seu interior e daquela que ela mesma gera nas suas próprias práticas.” (JUSTO, José Sterza, Escola no Epicentro da Crise Social, POA: Ed. Mediação, 2005, p. 47) No que se refere a práticas escolares que geram a violência e, no lugar de promover a disciplina, geram indisciplina, podemos apontar: I – o não reconhecimento dos estudantes como sujeitos, portadores de conhecimentos, desejos, expectativas; II – práticas dialogadas de construção da escola, seu espaço, seus tempos e conteúdos; III – a verticalização do poder, onde poucos definem os objetivos, as estratégias e os conteúdos do ensino. 

“A escola, instituição epicentro da sociedade contemporânea, padece da violência canalizada para seu interior e daquela que
ela mesma gera nas suas próprias práticas.” (JUSTO, José Sterza, Escola no Epicentro da Crise Social, POA: Ed. Mediação,
2005, p. 47)

No que se refere a práticas escolares que geram a violência e, no lugar de promover a disciplina, geram indisciplina,
podemos apontar:

I – o não reconhecimento dos estudantes como sujeitos, portadores de conhecimentos, desejos, expectativas;

II – práticas dialogadas de construção da escola, seu espaço, seus tempos e conteúdos;

III – a verticalização do poder, onde poucos definem os objetivos, as estratégias e os conteúdos do ensino. 

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda a complexa relação entre a escola e a violência, tanto como receptora quanto como geradora de conflitos em suas práticas internas. A citação de José Sterza Justo destaca a escola como um epicentro da crise social, onde a violência se manifesta de formas diversas, incluindo aquelas produzidas pela própria instituição.

Ao analisar as alternativas que apontam práticas escolares que geram violência e indisciplina, percebe-se que o não reconhecimento dos estudantes como sujeitos (alternativa I) e a verticalização do poder (alternativa III) são fatores que contribuem para esse cenário. A primeira nega a identidade e a agência dos alunos, enquanto a terceira reforça hierarquias rígidas que excluem a participação democrática.

Por outro lado, a alternativa II, que menciona práticas dialogadas de construção escolar, representa justamente o oposto do que o texto critica, pois sugere uma abordagem inclusiva e colaborativa. Portanto, apenas as alternativas I e III estão corretas, confirmando o gabarito B como a resposta adequada.

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