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A interação professor-aluno em sala de aula requer a observação dos aspectos cognitivo e sócio-emocional. Assim, há condições organizativas do trabalho docente que, segundo Libâneo (1992) devem ser observadas, tais como:

A interação professor-aluno em sala de aula requer a observação dos aspectos cognitivo e sócio-emocional. Assim, há condições organizativas do trabalho docente que, segundo Libâneo (1992) devem ser observadas, tais como:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A interação entre professor e aluno em sala de aula é um elemento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Segundo Libâneo (1992), essa dinâmica deve considerar tanto os aspectos cognitivos quanto os sócio-emocionais, integrando-os de forma equilibrada para promover um ambiente educativo eficaz.

Entre as condições organizativas do trabalho docente destacam-se:

  • A relação entre professores e alunos, que deve ser pautada pelo respeito mútuo e pela construção de vínculos positivos.
  • As formas de comunicação, que precisam ser claras e acessíveis, facilitando o diálogo e a troca de conhecimentos.
  • Os aspectos afetivos e emocionais, essenciais para criar um clima de confiança e motivação no espaço escolar.

Analisando as alternativas apresentadas, percebe-se que todas estão corretas, conforme indicado pelo gabarito (D). A relação professor-aluno, a comunicação e os fatores emocionais são dimensões interligadas que, quando bem trabalhadas, potencializam os resultados educacionais. Portanto, a resposta que engloba integralmente a visão de Libâneo é a que reconhece a importância conjunta desses elementos.

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