A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva. Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.A educação emancipatória de que trata o texto pressupõe a compreensão do estudante como sujeito central do processo de ensino, comprometido com a própria aprendizagem e capaz de tomar atitudes éticas, críticas e reflexivas, consoante a perspectiva do protagonismo infantojuvenil.
A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a
partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de
que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes
formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que
emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que
constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como
espaço de participação, ou seja, como processo de democratização
emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a
construção de novos espaços e de novas formas de cidadania
individual e coletiva.
Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da
regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos
Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.
A educação emancipatória de que trata o texto pressupõe a
compreensão do estudante como sujeito central do processo de
ensino, comprometido com a própria aprendizagem e capaz de
tomar atitudes éticas, críticas e reflexivas, consoante a
perspectiva do protagonismo infantojuvenil.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado destaca a importância de uma educação emancipatória, na qual a avaliação e a aprendizagem estão intrinsecamente ligadas, reconhecendo a capacidade de todos os indivíduos de aprenderem de maneiras e em tempos distintos. Essa abordagem pedagógica valoriza a participação ativa dos estudantes, promovendo um processo democrático que contribui para a construção de uma cidadania individual e coletiva mais ampla.
A afirmação de que a educação emancipatória pressupõe o estudante como sujeito central do processo de ensino, comprometido com sua própria aprendizagem e capaz de desenvolver atitudes éticas, críticas e reflexivas, está em perfeita sintonia com as ideias apresentadas no texto. Essa perspectiva reforça o protagonismo infantojuvenil, alinhando-se às Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica.
Portanto, a alternativa C) CERTO está correta, pois reflete adequadamente os princípios da educação emancipatória discutidos no texto e nas diretrizes pedagógicas mencionadas.
Deixe um comentário