As instituições educativas podem contribuir com a prevenção ao uso de drogas: para isto, utilizam-se dois conceitos importantes, o conhecimento de fatores de risco e o desenvolvimento de atividades de prevenção. A própria escola pode gerar fatores risco, quando promove que: I. o ambiente escolar não oportunize a participação em jogos, atividades físicas e artísticas que contribuam para um pleno desenvolvimento da pessoa; II. o ambiente escolar não oportunize o sucesso escolar, gerando falta de vínculo com aprendizagens significativas e, por consequência, mais desigualdade social e frustração entre aqueles que participam de grupos sociais desvalorizados pela escola; III. no ambiente escolar não circule informações adequadas sobre as drogas e seus efeitos.
As instituições educativas podem contribuir com a prevenção ao uso de drogas: para isto, utilizam-se dois conceitos
importantes, o conhecimento de fatores de risco e o desenvolvimento de atividades de prevenção. A própria escola pode
gerar fatores risco, quando promove que:
I. o ambiente escolar não oportunize a participação em jogos, atividades físicas e artísticas que contribuam para um
pleno desenvolvimento da pessoa;
II. o ambiente escolar não oportunize o sucesso escolar, gerando falta de vínculo com aprendizagens significativas e,
por consequência, mais desigualdade social e frustração entre aqueles que participam de grupos sociais
desvalorizados pela escola;
III. no ambiente escolar não circule informações adequadas sobre as drogas e seus efeitos.
- A)O item I está incorreto porque o envolvimento em atividades esportivas, lúdicas, de lazer e artísticas não contribui para evitar o uso de drogas.
- B)O item II está incorreto porque o insucesso escolar e a exclusão social não têm nenhuma relação com a desestabilização emocional que pode vir a favorecer o uso de drogas.
- C)O item III está incorreto porque informações não moralistas e realistas sobre as drogas podem incentivar o consumo e não desencorajá-lo.
- D)Todas as alternativas estão corretas: criar na escola um ambiente com vários recursos esportivos, lúdicos e artísticos pode atrair o estudante para o desenvolvimento de outras potencialidades importantes para o seu pleno desenvolvimento, dando sentido à vida, fomentando amizades e grupos com interesses comuns; da mesma forma, sair-se bem na escola, aprender e ser valorizado, assim como manter-se bem informado sobre os perigos no consumo de drogas são aspectos que ajudam na superação das situações de risco.
- E)Todos os itens estão errados.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O papel das instituições educativas na prevenção ao uso de drogas é fundamental, pois a escola não apenas transmite conhecimentos acadêmicos, mas também influencia diretamente o desenvolvimento social e emocional dos estudantes. Os três pontos apresentados no texto destacam situações em que o ambiente escolar pode se tornar um fator de risco para o consumo de substâncias psicoativas, caso não promova atividades integradoras, sucesso escolar e informações adequadas sobre drogas.
A alternativa correta é a D), pois reúne de forma coerente os aspectos positivos que a escola deve incentivar para prevenir o uso de drogas. Um ambiente escolar que ofereça atividades esportivas, lúdicas e artísticas contribui para o desenvolvimento integral do aluno, criando vínculos saudáveis e sentido de pertencimento. Da mesma forma, o sucesso escolar e a valorização do aprendizado fortalecem a autoestima e reduzem frustrações que poderiam levar ao consumo de drogas. Além disso, informações realistas e não moralistas sobre os efeitos das drogas são essenciais para uma prevenção baseada no conhecimento e na conscientização.
Portanto, a escola tem um papel ativo na construção de um ambiente protetor, que pode minimizar os fatores de risco associados ao uso de drogas. A combinação de atividades significativas, valorização do estudante e acesso a informações confiáveis forma uma estratégia eficaz de prevenção, alinhada com o desenvolvimento saudável dos jovens.
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