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Considere o texto que segue para interpretar e responder a questão.    Em sua dimensão social, a educação escolar é “ingrediente” indispensável para as sociedades letradas contemporâneas se produzirem, se reproduzirem e avançarem em seu desenvolvimento. Do ponto de vista dos indivíduos, igualmente, é a educação escolar que permite a cada um fazer parte dessa mesma sociedade como sujeitos. No Brasil, a Constituição Federal de 1988, em seus artigos 205 e 208, garante que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.     De acordo com Castro & Regattieri (2009), tanto no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069/90, quanto na LDBEN no 9.394/96, “a efetividade do direito à educação das crianças e dos adolescentes deve contar com a ação integrada dos agentes escolares e pais ou responsáveis. Esse novo ambiente jurídico-institucional inaugura um período sem precedentes de consolidação de direitos sociais e individuais dos alunos e suas famílias”. Celina Alves Arêas, no texto indicado pelo edital deste concurso, ao considerar as relações da educação brasileira com a realidade social do país, entende que cabe à educação contribuir para a construção de um Brasil de todos, com igualdade, humanidade e justiça social. Ela defende que, enquanto “prática social, a educação tem como lócus privilegiado a escola”, entendida como espaço de garantia de direitos. Nesse sentido, a autora destaca ser indispensável que a escola

Considere o texto que segue para interpretar e responder a questão.

    Em sua dimensão social, a educação escolar é “ingrediente” indispensável para as sociedades letradas contemporâneas se produzirem, se reproduzirem e avançarem em
seu desenvolvimento. Do ponto de vista dos indivíduos, igualmente, é a educação escolar que permite a cada um fazer
parte dessa mesma sociedade como sujeitos. No Brasil, a
Constituição Federal de 1988, em seus artigos 205 e 208,
garante que a educação é direito de todos e dever do Estado
e da família, e que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento
da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho.

    De acordo com Castro & Regattieri (2009), tanto no ECA
– Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no
8.069/90,
quanto na LDBEN no
9.394/96, “a efetividade do direito à
educação das crianças e dos adolescentes deve contar com
a ação integrada dos agentes escolares e pais ou responsáveis. Esse novo ambiente jurídico-institucional inaugura um
período sem precedentes de consolidação de direitos sociais
e individuais dos alunos e suas famílias”. 

Celina Alves Arêas, no texto indicado pelo edital deste
concurso, ao considerar as relações da educação brasileira com a realidade social do país, entende que cabe
à educação contribuir para a construção de um Brasil de
todos, com igualdade, humanidade e justiça social. Ela
defende que, enquanto “prática social, a educação tem
como lócus privilegiado a escola”, entendida como espaço de garantia de direitos. Nesse sentido, a autora destaca ser indispensável que a escola

Resposta:

A alternativa correta é A)

O texto apresentado destaca o papel fundamental da educação escolar tanto para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas quanto para a formação dos indivíduos como sujeitos sociais. No contexto brasileiro, a Constituição Federal de 1988 e outras legislações, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), reforçam a educação como um direito essencial, que deve ser garantido pelo Estado em colaboração com a família e a sociedade.

Celina Alves Arêas, ao analisar a relação entre a educação e a realidade social do Brasil, defende que a escola deve ser um espaço de garantia de direitos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Nesse sentido, a alternativa correta (A) reflete a visão da autora, pois enfatiza a importância de a escola valorizar o saber prévio dos alunos, oriundo de suas experiências cotidianas, e, ao mesmo tempo, promover a apropriação crítica do conhecimento sistematizado. Essa abordagem permite que os estudantes não apenas absorvam informações, mas também desenvolvam uma compreensão crítica do mundo, alinhando-se ao objetivo de uma educação transformadora e inclusiva.

As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes, como o combate à pobreza (B), a universalização do acesso (C), a priorização do ensino fundamental (D) e a gestão democrática (E), não capturam integralmente a proposta de Celina Arêas. A alternativa (A) é a que melhor sintetiza a ideia de uma educação que respeita a diversidade de saberes e promove a emancipação dos indivíduos, conforme defendido pela autora.

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