Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o trecho abaixo. A promoção do desenvolvimento positivo do jovem vai exigir: primeiramente, a identificação de seus recursos pessoais – talentos, energias e interesses construtivos – e, depois, a elaboração de programas específicos de estimulação desses talentos. De acordo com Lerner (2004), o sucesso desses programas depende de três fatores preponderantes: uma relação positiva e sustentável com adultos; atividades dirigidas ao desenvolvimento de suas habilidades: e a participação do jovem em todas as decisões e vertentes do programa. Em geral, eles propõem ações efetivas com base, por exemplo, no desenvolvimento de características, tais como os cinco “Cs” – caráter, cuidado, confiança, conexão e compaixão. SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães et DESSEN, Maria Auxiliadora, 2012.A escola de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ao adotar princípios do desenvolvimento positivo do século XXI, tem como finalidade promover formas de desenvolvimento saudáveis na adolescência e não só diminuir comportamentos de risco. Busca possibilitar ao jovem o preparo para construir o seu próprio desenvolvimento e o da sociedade. Diante disso, entende-se adolescência

Leia o trecho abaixo.

A promoção do desenvolvimento positivo do jovem vai
exigir: primeiramente, a identificação de seus recursos
pessoais – talentos, energias e interesses construtivos – e,
depois, a elaboração de programas específicos de
estimulação desses talentos. De acordo com Lerner (2004), o
sucesso desses programas depende de três fatores
preponderantes: uma relação positiva e sustentável com
adultos; atividades dirigidas ao desenvolvimento de suas
habilidades: e a participação do jovem em todas as decisões
e vertentes do programa. Em geral, eles propõem ações
efetivas com base, por exemplo, no desenvolvimento de
características, tais como os cinco “Cs” – caráter, cuidado,
confiança, conexão e compaixão
.

SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães et DESSEN, Maria
Auxiliadora, 2012.

A escola de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ao
adotar princípios do desenvolvimento positivo do século
XXI, tem como finalidade promover formas de
desenvolvimento saudáveis na adolescência e não só
diminuir comportamentos de risco. Busca possibilitar ao
jovem o preparo para construir o seu próprio
desenvolvimento e o da sociedade. Diante disso,
entende-se adolescência

Resposta:

A alternativa correta é C)

O desenvolvimento positivo do jovem, conforme destacado no texto, requer uma abordagem integrada que valorize não apenas a superação de desafios, mas também a potencialização de habilidades e características essenciais para uma vida saudável e produtiva. A escola, ao adotar esses princípios, assume um papel fundamental na promoção de um desenvolvimento equilibrado durante a adolescência, fase marcada por transformações biológicas, psicológicas e sociais.

A alternativa correta, C), destaca a adolescência como um período dinâmico, influenciado por múltiplos fatores que vão além da idade cronológica. Essa visão ressalta a importância de compreender o jovem dentro de seu contexto sociocultural, reconhecendo que as experiências vividas nessa fase são fundamentais para a construção de sua identidade e autonomia. A escola, ao adotar essa perspectiva, pode criar programas que incentivem a participação ativa dos jovens, estimulando seus talentos e promovendo características como caráter, confiança e compaixão.

As demais alternativas apresentam visões mais restritas ou reducionistas da adolescência, seja ao enfatizar apenas aspectos biológicos (A), conflitos universais (B), uma abordagem descontextualizada da cultura (D) ou a ideia de turbulência inevitável (E). A opção C, por sua vez, alinha-se melhor com a proposta do desenvolvimento positivo, ao considerar a adolescência como um período de oportunidades e exploração, moldado por interações complexas entre o indivíduo e seu ambiente.

Portanto, a resposta correta é C), pois reflete uma compreensão abrangente e contemporânea da adolescência, essencial para a elaboração de estratégias educacionais que visem ao desenvolvimento pleno dos jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *