O protagonismo é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva. Envolvendo‐se com as questões da própria adolescência/juventude; com as questões sociais do mundo, da comunidade; pensando de forma global (o Planeta) e atuando localmente (em casa, na escola e na comunidade), o adolescente pode contribuir para assegurar os seus direitos, para a resolução de problemas da sua comunidade e da sua escola. Considerando o contexto anterior, assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma experiência de protagonismo de jovens e adultos em parceria, que representa um grande espaço construído por adolescentes, jovens e adultos, tecendo uma rede que visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação e da saúde pública, assim como do atendimento aos demais direitos da criança, do adolescente e do jovem.
O protagonismo é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva. Envolvendo‐se com as
questões da própria adolescência/juventude; com as questões sociais do mundo, da comunidade; pensando de forma
global (o Planeta) e atuando localmente (em casa, na escola e na comunidade), o adolescente pode contribuir para
assegurar os seus direitos, para a resolução de problemas da sua comunidade e da sua escola. Considerando o contexto
anterior, assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma experiência de protagonismo de jovens e adultos
em parceria, que representa um grande espaço construído por adolescentes, jovens e adultos, tecendo uma rede que
visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação e da saúde pública, assim como do atendimento aos demais
direitos da criança, do adolescente e do jovem.
- A)Programa de Desenvolvimento Educacional Juvenil (PDEJ).
- B)Movimento Jovem de Desenvolvimento Educacional (MJDE).
- C)Programa Nacional de Incentivo ao Protagonismo Juvenil (PNIPJ).
- D)Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural pela Cidadania (MIAC).
Resposta:
A alternativa correta é D)
O protagonismo juvenil é uma força transformadora que permite aos adolescentes e jovens assumirem um papel ativo na sociedade, contribuindo para mudanças significativas em suas comunidades e no mundo. Essa participação construtiva envolve não apenas a reflexão sobre questões globais, mas também a ação local, seja em casa, na escola ou no entorno social. Quando jovens e adultos trabalham em parceria, o impacto dessa colaboração pode ser ainda maior, criando espaços de diálogo e iniciativas que fortalecem direitos e melhoram a qualidade de vida.
Entre as alternativas apresentadas, o Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural pela Cidadania (MIAC) destaca-se como uma experiência genuína de protagonismo. Essa iniciativa reúne adolescentes, jovens e adultos em uma rede colaborativa que utiliza a arte e a cultura como ferramentas de transformação social. Ao promover a troca de conhecimentos e a expressão criativa, o MIAC contribui para a melhoria da educação, da saúde pública e para a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.
O MIAC exemplifica como a união entre gerações pode gerar projetos inovadores e impactantes, fortalecendo a cidadania e incentivando a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Portanto, a alternativa correta é D), pois representa um modelo de protagonismo que integra arte, cultura e mobilização social em prol do bem comum.
Deixe um comentário