Para Paulo Freire (1984, p. 23), é necessário entender a educação não apenas como ensino, não no sentido de habilitar, de “dar” competência, mas no sentido de humanizar. A pedagogia que trata dos processos de humanização, a escola, a teoria pedagógica e a pesquisa, nas instâncias educativas, devem assumir a educação enquanto processos temporal, dinâmico e libertador, aqueles em que todos desejam se tornar cada vez mais humanos. A escola demonstra ter se esquecido disso, tanto nas relações que exerce com a criança, quanto com a pessoa adolescente, jovem e adulta. A gestão democrática, educa‐se para a conquista da cidadania plena, mediante a ação conjunta que busca, nos movimentos sociais, elementos para criar e recriar o trabalho na escola, mediante:I. Compreensão da globalidade da pessoa, enquanto ser que aprende, que sonha e ousa, em busca da conquista de uma convivência social libertadora fundamentada na ética cidadã. II. Implementação dos processos e procedimentos burocráticos, assumindo os planos pedagógicos, os objetivos institucionais e educacionais pelo corpo pedagógico e técnico a escola as atividades educacionais como forma de buscar soluções conjuntas. III. Restrição das relações interpessoais, tornando‐se mais solitários, gerindo‐se de tal modo, que se sintam independentes a conhecer melhor os seus propósitos, e a trabalhar individualmente sem traduzir as suas dificuldades e expectativas pessoais e profissionais, pois isto pode causar desconforto a si e aos demais. IV. Instauração de relações entre os estudantes, proporcionando‐lhes espaços de convivência e situações de aprendizagem, por meio dos quais aprendam a se compreender e se organizar em equipes de estudos e de práticas esportivas, artísticas e políticas. V. Presença articuladora e mobilizadora do gestor no cotidiano da instituição e nos espaços com os quais a instituição escolar interage, em busca da qualidade social das aprendizagens que lhe caiba desenvolver, com transparência e responsabilidade. Estão corretas apenas as afirmativas
Para Paulo Freire (1984, p. 23), é necessário entender a educação não apenas como ensino, não no sentido de habilitar, de
“dar” competência, mas no sentido de humanizar. A pedagogia que trata dos processos de humanização, a escola, a
teoria pedagógica e a pesquisa, nas instâncias educativas, devem assumir a educação enquanto processos temporal,
dinâmico e libertador, aqueles em que todos desejam se tornar cada vez mais humanos. A escola demonstra ter se
esquecido disso, tanto nas relações que exerce com a criança, quanto com a pessoa adolescente, jovem e adulta.
A gestão democrática, educa‐se para a conquista da cidadania plena, mediante a ação conjunta que busca, nos
movimentos sociais, elementos para criar e recriar o trabalho na escola, mediante:
I. Compreensão da globalidade da pessoa, enquanto ser que aprende, que sonha e ousa, em busca da conquista de
uma convivência social libertadora fundamentada na ética cidadã.
II. Implementação dos processos e procedimentos burocráticos, assumindo os planos pedagógicos, os objetivos
institucionais e educacionais pelo corpo pedagógico e técnico a escola as atividades educacionais como forma de
buscar soluções conjuntas.
III. Restrição das relações interpessoais, tornando‐se mais solitários, gerindo‐se de tal modo, que se sintam
independentes a conhecer melhor os seus propósitos, e a trabalhar individualmente sem traduzir as suas
dificuldades e expectativas pessoais e profissionais, pois isto pode causar desconforto a si e aos demais.
IV. Instauração de relações entre os estudantes, proporcionando‐lhes espaços de convivência e situações de
aprendizagem, por meio dos quais aprendam a se compreender e se organizar em equipes de estudos e de práticas
esportivas, artísticas e políticas.
V. Presença articuladora e mobilizadora do gestor no cotidiano da instituição e nos espaços com os quais a instituição
escolar interage, em busca da qualidade social das aprendizagens que lhe caiba desenvolver, com transparência e
responsabilidade.
Estão corretas apenas as afirmativas
- A)I e IV.
- B)I, IV e V.
- C)II, III e IV.
- D)III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Para Paulo Freire (1984, p. 23), a educação deve ser compreendida como um processo de humanização, e não apenas como uma mera transmissão de conhecimentos ou desenvolvimento de competências técnicas. A pedagogia, a escola e as práticas educativas devem assumir um caráter dinâmico e libertador, visando à formação integral do ser humano. No entanto, a escola parece ter se afastado desse propósito, tanto em suas relações com crianças quanto com adolescentes, jovens e adultos.
A gestão democrática na educação busca a construção da cidadania plena por meio de ações coletivas e da integração com os movimentos sociais. Nesse contexto, algumas afirmativas destacam-se como corretas:
I. A compreensão da pessoa em sua totalidade, como um ser que aprende, sonha e busca uma convivência social ética e libertadora, é essencial.
IV. A criação de espaços de convivência e aprendizagem que permitam aos estudantes se compreenderem e se organizarem em equipes de estudo, práticas esportivas, artísticas e políticas é fundamental.
V. A atuação articuladora e mobilizadora do gestor no cotidiano da instituição, com transparência e responsabilidade, é indispensável para a qualidade social das aprendizagens.
As afirmativas II e III, por outro lado, não se alinham com a perspectiva freireana. A implementação de processos burocráticos (II) não deve ser priorizada em detrimento da humanização, e a restrição das relações interpessoais (III) vai contra a essência de uma educação libertadora e coletiva.
Portanto, as afirmativas corretas são I, IV e V, correspondendo à alternativa B).
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