Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Libâneo (2004), o trabalho docente, compreendido como atividade pedagógica do educador, considera como principais objetivos: I. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos. II. Criar as condições e os meios necessários para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento III. Orientar as tarefas de ensino para os objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas opções diante dos problemas e situações da vida real. IV. Adotar a avaliação diagnóstica como meio eficaz para indicar a evolução do aluno.V. Centralizar a atividade pedagógica no professor que expõe e interpreta o conteúdo.Assinale a alternativa correta.

Segundo Libâneo (2004), o trabalho docente, compreendido como atividade pedagógica do educador, considera como principais objetivos:
I. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos.
II. Criar as condições e os meios necessários para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento
III. Orientar as tarefas de ensino para os objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas opções diante dos problemas e situações da vida real.
IV. Adotar a avaliação diagnóstica como meio eficaz para indicar a evolução do aluno.
V. Centralizar a atividade pedagógica no professor que expõe e interpreta o conteúdo.

Assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O trabalho docente, conforme destacado por Libâneo (2004), é uma atividade pedagógica essencial que visa alcançar objetivos fundamentais para a formação integral dos alunos. Entre esses objetivos, destacam-se três principais, conforme apresentados nos itens I, II e III.

O item I enfatiza a importância de assegurar aos alunos o domínio sólido e duradouro dos conhecimentos científicos. Isso reflete a necessidade de uma base teórica consistente, que permita ao estudante compreender e aplicar os saberes adquiridos em diferentes contextos.

O item II aborda o desenvolvimento de capacidades e habilidades intelectuais, com foco na autonomia do aluno. Aqui, o professor assume o papel de facilitador, criando condições para que o estudante domine métodos de estudo e de trabalho intelectual, tornando-se cada vez mais independente em sua trajetória de aprendizagem.

Já o item III destaca a formação da personalidade, um aspecto crucial da educação. O docente deve orientar suas atividades não apenas para a transmissão de conteúdos, mas também para a formação de valores, atitudes e convicções que auxiliem o aluno em suas escolhas pessoais e profissionais.

Embora o item IV mencione a avaliação diagnóstica, que é de fato uma ferramenta valiosa, ele não está entre os principais objetivos apontados por Libâneo. O item V, por sua vez, apresenta uma visão ultrapassada do ensino, centrada no professor, o que vai contra as concepções contemporâneas de educação que privilegiam o aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem.

Portanto, a alternativa correta é a C), que contempla os itens I, II e III, pois esses representam de maneira mais fiel os principais objetivos do trabalho docente conforme a perspectiva de Libâneo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *