A criança aprende a respeitar as regras ou normas morais vivendo em sociedade. Considerando a hipótese de que existem tantos tipos de moral como de relações sociais, Piaget a distingue em duas formas, são elas:
A criança aprende a respeitar as regras ou normas
morais vivendo em sociedade. Considerando a
hipótese de que existem tantos tipos de moral
como de relações sociais, Piaget a distingue em
duas formas, são elas:
- A)a moral autônoma, baseada na obediência; e a moral heterônoma, baseada na igualdade, admitindo que as relações com os companheiros, constituem condição necessária para a autonomia.
- B)a moral heterônoma, baseada da obediência; e a moral autônoma, baseada na igualdade, admitindo que as relações com os companheiros, constituem condição necessária para a autonomia.
- C)a moral social, baseada nas normas sociais e a moral estética, baseada no que o sujeito quer e pensa.
- D)a moral individual baseada no que o sujeito pensa e quer e a moral coletiva, baseada no que o grupo social quer.
- E)a moral familiar, baseada nos valores passados pela família e a moral social, baseada na obediência às normas sociais.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O desenvolvimento moral na criança é um processo complexo e fundamental para sua integração na sociedade. Segundo Piaget, esse aprendizado ocorre por meio da interação social, onde a criança assimila e internaliza as regras e normas morais. O psicólogo suíço distingue duas formas principais de moralidade: a moral heterônoma e a moral autônoma.
A moral heterônoma é caracterizada pela obediência às regras impostas por figuras de autoridade, como pais e professores. Nessa fase, a criança vê as normas como absolutas e imutáveis, seguindo-as por medo de punição ou por respeito unilateral à autoridade. É uma moralidade baseada na submissão e na heteronomia, ou seja, a regra vem de fora.
Já a moral autônoma surge quando a criança desenvolve a capacidade de cooperar com seus pares e compreender as regras como produtos de acordos mútuos. Nesse estágio, baseado na igualdade e reciprocidade, a criança passa a considerar a intenção por trás das ações e entende que as normas podem ser modificadas por consenso. Essa autonomia moral só é possível através das relações com companheiros, que permitem o exercício da cooperação e do respeito mútuo.
Portanto, a alternativa correta é a B), que identifica corretamente a moral heterônoma como baseada na obediência e a moral autônoma como fundamentada na igualdade entre os indivíduos. As demais opções apresentam distorções ou classificações que não correspondem à teoria piagetiana do desenvolvimento moral.
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