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Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue o item seguinte.De acordo com Piaget, a importância do diálogo na formação do homem enquanto ser social pressupõe a existência de um sistema de signos comuns e de definições. Nesse sentido, a maneira de ser social de uma criança de cinco anos é diferente da de um adolescente. Logo, o docente que atua nos anos iniciais da educação básica deve adequar seu discurso à clientela, o que é desnecessário para o que atua com adolescentes, pois estes já dominam o pensamento operatório.

Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue o item seguinte.

De acordo com Piaget, a importância do diálogo na formação
do homem enquanto ser social pressupõe a existência de um
sistema de signos comuns e de definições. Nesse sentido, a
maneira de ser social de uma criança de cinco anos é diferente
da de um adolescente. Logo, o docente que atua nos anos
iniciais da educação básica deve adequar seu discurso à
clientela, o que é desnecessário para o que atua com
adolescentes, pois estes já dominam o pensamento operatório.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O diálogo é um elemento fundamental no processo de formação e na relação pedagógica, conforme destacado por teóricos como Piaget. No entanto, a afirmação apresentada contém imprecisões que justificam a marcação da alternativa "ERRADO".

Piaget, de fato, enfatiza a importância da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo, destacando que o uso de signos e definições compartilhados é essencial para a construção do conhecimento. Contudo, sua teoria também ressalta que o desenvolvimento ocorre em estágios, e cada fase possui características próprias de pensamento e interação social.

A afirmação de que o docente dos anos iniciais deve adequar seu discurso às crianças, enquanto isso seria desnecessário com adolescentes, é equivocada. Embora as crianças de cinco anos estejam em estágios diferentes dos adolescentes (pré-operatório versus operatório concreto ou formal), isso não significa que os adolescentes não necessitem de adaptações na comunicação pedagógica. O pensamento operatório dos adolescentes ainda está em desenvolvimento, e a linguagem do educador deve sempre considerar o nível de compreensão e as particularidades de cada faixa etária.

Além disso, a ideia de que apenas os anos iniciais exigem adequação de discurso desconsidera a complexidade do processo educativo em todas as etapas. O diálogo eficaz requer constante adaptação, independentemente da idade dos estudantes, pois o desenvolvimento cognitivo e social é contínuo e heterogêneo.

Portanto, a afirmação está incorreta ao sugerir que a adequação da linguagem é dispensável no trabalho com adolescentes, subestimando a importância do diálogo como ferramenta pedagógica em todas as fases da educação básica.

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