As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que
As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem
que entendem o conhecimento como algo que
- A)é neutro e com fundamento científico forte.
- B)se constitui uma construção tanto individual quanto coletiva.
- C)se origina fora do sujeito e o constitui ao mesmo tempo.
- D)é inato aos sujeitos e universal.
- E)é um somatório entre fatores inatos e adquiridos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
As teorias de Jean Piaget e Lev Vigotsky representam dois dos pilares mais influentes no campo da psicologia do desenvolvimento e da educação. Embora apresentem diferenças significativas em suas abordagens, ambas convergem para uma compreensão dinâmica e interativa do processo de aprendizagem. O cerne dessa discussão reside na forma como o conhecimento é construído, e a alternativa correta, B), sintetiza essa perspectiva ao afirmar que o conhecimento se constitui uma construção tanto individual quanto coletiva.
Piaget, com sua teoria construtivista, enfatiza o papel ativo do indivíduo na construção do conhecimento. Para ele, o sujeito assimila e acomoda informações a partir de suas interações com o ambiente, desenvolvendo estruturas cognitivas em estágios sequenciais. Nesse sentido, a aprendizagem é um processo individual, mas que ocorre em resposta a estímulos externos. Já Vigotsky, na abordagem sociocultural, destaca a dimensão coletiva do aprendizado, argumentando que o desenvolvimento cognitivo é mediado pela cultura, pela linguagem e pelas interações sociais. Para ele, o conhecimento emerge primeiro no plano social (entre indivíduos) e depois é internalizado pelo sujeito.
A alternativa B) capta essa dualidade ao reconhecer que o conhecimento não é nem exclusivamente interno (como sugerido em D) e E)), nem puramente externo (como em C)). Também refuta a ideia de neutralidade (A)), já que ambas as teorias consideram o contexto e as experiências como elementos fundamentais na construção do saber. Assim, a resposta correta reforça a visão de que aprender é um processo ativo, dialético e socialmente situado.
Deixe um comentário