As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo: I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica. II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento. III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas. Está(ão) correta(s) apenas:
As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a
teoria de Piaget, analise as proposições abaixo:
I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.
II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do
desenvolvimento.
III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios
qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.
Está(ão) correta(s) apenas:
- A)II e III;
- B)I, II e III;
- C)I e III;
- D)I e II;
- E)I.
Resposta:
A alternativa correta é A)
As teorias do desenvolvimento psicológico, especialmente as propostas por Jean Piaget, exercem grande influência nas práticas pedagógicas da educação infantil. Sua abordagem construtivista destaca a importância da interação entre o indivíduo e o meio ambiente para a construção do conhecimento. Analisando as proposições apresentadas, é possível identificar quais estão de acordo com a teoria piagetiana.
A primeira afirmação (I) está incorreta, pois, para Piaget, a inteligência humana é justamente uma forma de adaptação biológica, na qual o indivíduo busca equilíbrio entre assimilação e acomodação para se ajustar ao ambiente. Já a segunda proposição (II) está correta, uma vez que Piaget defende que as estruturas cognitivas não são inatas, mas sim construídas ao longo do desenvolvimento por meio da interação com o mundo. A terceira afirmação (III) também está correta, pois a teoria piagetiana descreve o desenvolvimento como uma sequência de estágios (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), cada um com características qualitativamente distintas.
Portanto, apenas as afirmações II e III estão corretas, o que corresponde à alternativa A). Essa análise reforça a relevância da teoria de Piaget para a educação, pois compreender os estágios do desenvolvimento infantil permite aos professores adequar suas práticas pedagógicas às capacidades cognitivas das crianças em cada fase.
Deixe um comentário