De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.I.Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto. II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente. IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente. V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos seus sentidos e movimentos (período sensório-motor). Estão corretas apenas as afirmativas
(1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva
interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas.
Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.
com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de
instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se
independente.
como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente.
desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são
individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos
seus sentidos e movimentos (período sensório-motor).
- A)I e III.
- B)III e IV.
- C)II, IV e V.
- D)III, IV e V.
- E)II, III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é C)
As teorias psicogenéticas de Piaget e Vygotsky, embora compartilhem uma base dialética e interacionista, apresentam diferenças fundamentais em suas concepções sobre o desenvolvimento cognitivo. A análise das afirmativas revela que apenas as proposições II, IV e V estão corretas, conforme o gabarito indicado.
A afirmativa I contém um equívoco ao atribuir exclusivamente a Piaget a ideia de que a gênese do conhecimento está no sujeito. Embora Piaget enfatize a construção ativa do conhecimento, ele não nega completamente a influência do ambiente. Já a afirmativa III comete um erro ao associar a perspectiva de aprendizagem como experiência social a Piaget, quando na verdade essa é uma visão claramente vygotskyana.
As afirmativas II, IV e V, por outro lado, estão corretas. Vygotsky, como expresso na afirmativa II, de fato prioriza a interação social como motor do desenvolvimento cognitivo, com a mediação de instrumentos e signos. A afirmativa IV corretamente descreve a visão de Vygotsky sobre o desenvolvimento filogenético, que integra fatores biológicos e interação com o meio. Por fim, a afirmativa V apresenta com precisão a perspectiva piagetiana sobre o período sensório-motor, no qual a linguagem tem papel secundário frente à ação concreta da criança sobre o mundo.
Essa análise demonstra como, apesar de ambos os teóricos adotarem uma abordagem interacionista, suas ênfases diferem significativamente: Piaget privilegia a construção individual e os estágios universais de desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca o papel da cultura e das relações sociais na formação da cognição.
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