Em relação à prática da leitura na educação infantil, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: I. A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura provocou mudanças significativas nos objetivos e nas estratégias metodológicas utilizadas na educação infantil.II. A perspectiva histórico cultural contribuiu para novas formas de conceber e trabalhar a oralidade na educação infantil. III. Na perspectiva behaviorista o desenvolvimento da oralidade da criança está diretamente relacionado às trocas discursivas entre o adulto e a criança. A alternativa correta é:
Em relação à prática da leitura na educação infantil, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e
responda:
I. A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura provocou mudanças significativas nos objetivos e nas estratégias
metodológicas utilizadas na educação infantil.
II. A perspectiva histórico cultural contribuiu para novas formas de conceber e trabalhar a oralidade na educação infantil.
III. Na perspectiva behaviorista o desenvolvimento da oralidade da criança está diretamente relacionado às trocas discursivas entre o
adulto e a criança.
A alternativa correta é:
- A)VVV
- B)VFV
- C)VVF
- D)FFV
- E)FVF
Resposta:
A alternativa correta é C)
Em relação à prática da leitura na educação infantil, analisando as proposições apresentadas, podemos concluir o seguinte:
I. Verdadeiro (V): A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura, baseada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, trouxe mudanças significativas para a educação infantil. Essa abordagem demonstrou que a criança constrói seu conhecimento sobre a escrita de forma ativa, reorganizando hipóteses ao interagir com o meio. Isso impactou diretamente os objetivos e as estratégias metodológicas, priorizando processos de reflexão sobre a língua em vez de métodos tradicionais de repetição.
II. Verdadeiro (V): A perspectiva histórico-cultural, fundamentada nos trabalhos de Vygotsky, destacou a importância das interações sociais e da mediação no desenvolvimento infantil. Essa abordagem influenciou novas formas de trabalhar a oralidade na educação infantil, valorizando diálogos, narrativas e a função social da linguagem como ferramenta de comunicação e pensamento.
III. Falso (F): A perspectiva behaviorista, associada a teóricos como Skinner, enfatiza o condicionamento e a repetição como base para a aprendizagem. Nessa visão, a oralidade não está diretamente ligada às trocas discursivas entre adulto e criança, mas sim a estímulos e respostas reforçadas pelo ambiente. A ênfase nas interações dialógicas é uma contribuição da perspectiva histórico-cultural, não behaviorista.
Portanto, a sequência correta é V-V-F, correspondente à alternativa C).
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