Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como: I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos. II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente. III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta. IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano. Está correto o que se afirma APENAS em
Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como:
I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos.
II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente.
III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta.
IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A)I e IV.
- B)II e III.
- C)I, II e III.
- D)I, II e IV.
- E)II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Embora Piaget e Vygotsky apresentem diferenças significativas em suas teorias de aprendizagem, há pontos de convergência entre seus pensamentos. Analisando as afirmações:
I. Ambos são interacionistas – Correto. Tanto Piaget quanto Vygotsky defendem que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação entre o indivíduo e o ambiente.
II. O indivíduo é ativo no processo de desenvolvimento – Correto. Os dois autores rejeitam visões passivas do desenvolvimento, seja por maturação biológica exclusiva (Piaget) ou por determinação social unilateral (Vygotsky).
III. O comportamento é modelado por estímulo e resposta – Incorreto. Essa abordagem é característica do behaviorismo, teoria que ambos os autores criticam. Piaget e Vygotsky focam na construção ativa do conhecimento, não em condicionamento.
IV. A representação simbólica marca um salto qualitativo – Correto. Tanto Piaget (com o estágio pré-operatório) quanto Vygotsky (com a mediação simbólica) atribuem grande importância ao surgimento da linguagem e da simbolização no desenvolvimento humano.
Portanto, estão corretas apenas as afirmações I, II e IV, correspondendo à alternativa D).
Deixe um comentário