Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como: I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos. II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente. III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta. IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano. Está correto o que se afirma APENAS em

Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como:

I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos.

II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente.

III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta.

IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano.

Está correto o que se afirma APENAS em



Resposta:

A alternativa correta é D)

Embora Piaget e Vygotsky apresentem diferenças significativas em suas teorias de aprendizagem, há pontos de convergência entre seus pensamentos. Analisando as afirmações:

I. Ambos são interacionistas – Correto. Tanto Piaget quanto Vygotsky defendem que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação entre o indivíduo e o ambiente.

II. O indivíduo é ativo no processo de desenvolvimento – Correto. Os dois autores rejeitam visões passivas do desenvolvimento, seja por maturação biológica exclusiva (Piaget) ou por determinação social unilateral (Vygotsky).

III. O comportamento é modelado por estímulo e resposta – Incorreto. Essa abordagem é característica do behaviorismo, teoria que ambos os autores criticam. Piaget e Vygotsky focam na construção ativa do conhecimento, não em condicionamento.

IV. A representação simbólica marca um salto qualitativo – Correto. Tanto Piaget (com o estágio pré-operatório) quanto Vygotsky (com a mediação simbólica) atribuem grande importância ao surgimento da linguagem e da simbolização no desenvolvimento humano.

Portanto, estão corretas apenas as afirmações I, II e IV, correspondendo à alternativa D).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *