Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992). I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.” II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório – que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.” III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão”
(LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).
I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem
duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma
característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório – que representa o grau mínimo
de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da
aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a
se virtualizar em ato mental.”
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
- A)I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.
- B)I - Piaget; II- Wallon; III- Vygotsky.
- C)I - Wallon; II- Vygotsky; III- Piaget.
- D)I- Vygotsky; II- Wallon; III- Piaget.
- E)I - Piaget; II - Vygotsky; III- Wallon.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O gabarito correto para a questão apresentada é a alternativa A) I - Vygotsky; II - Piaget; III - Wallon. Essa resposta pode ser justificada a partir da análise das teorias de cada autor mencionado no livro "Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão".
A afirmativa I refere-se claramente a Vygotsky, pois aborda a linguagem como um sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, destacando suas funções de intercâmbio social e pensamento generalizante. Essa perspectiva é central na teoria vygotskyana, que enfatiza o papel da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo.
A afirmativa II remete a Piaget, já que discute os graus de socialização do pensamento e a evolução das relações sociais em diferentes estágios do desenvolvimento operatório. Piaget explora como o pensamento se torna progressivamente socializado, alinhando-se com a ideia de comparar graus anteriores de socialização.
Por fim, a afirmativa III está relacionada a Wallon, que examina a relação entre motricidade e desenvolvimento mental, destacando como a dimensão cinética se virtualiza no ato mental à medida que o sujeito adquire domínio sobre os signos culturais. Essa abordagem é característica da teoria walloniana, que integra aspectos afetivos, motores e cognitivos no processo de desenvolvimento.
Portanto, a sequência correta é Vygotsky, Piaget e Wallon, conforme apresentado na alternativa A.
Deixe um comentário