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Na hora da história, de uma turma de crianças na faixa etária de 5 anos, a professora estava lendo, animadamente, enquanto um aluno, a todo momento, procurava desconcentrar o grupo com brincadeiras e intervenções inadequadas. Diante do comportamento do menino e da irritação que estava causando nas outras crianças, a professora interrompeu a história, aproximou-se da criança e falou: Você pode ficar aqui, sem nos aborrecer, ou terei que lhe pedir que vá para o canto dos livros, ler sozinho.Conforme Piaget, (in Kamii) a professora aplicou

Na hora da história, de uma turma de crianças na faixa etária de 5 anos, a professora estava lendo, animadamente, enquanto um aluno, a todo momento, procurava desconcentrar o grupo com brincadeiras e intervenções inadequadas. Diante do comportamento do menino e da irritação que estava causando nas outras crianças, a professora interrompeu a história, aproximou-se da criança e falou: Você pode ficar aqui, sem nos aborrecer, ou terei que lhe pedir que vá para o canto dos livros, ler sozinho.

Conforme Piaget, (in Kamii) a professora aplicou

Resposta:

A alternativa correta é C)

O comportamento infantil durante atividades em grupo muitas vezes exige intervenções pedagógicas que equilibrem disciplina e desenvolvimento moral. No caso descrito, a professora, ao lidar com um aluno que perturbava a turma durante a contação de histórias, optou por uma abordagem que ofereceu à criança uma escolha: permanecer no grupo com comportamento adequado ou isolar-se temporariamente. Essa estratégia reflete um princípio importante na teoria de Piaget, conhecido como sanção por reciprocidade.

De acordo com Piaget, a sanção por reciprocidade visa promover a autorregulação da criança, permitindo que ela compreenda as consequências de suas ações e tome decisões conscientes. Ao dar ao aluno a opção de se autorregular ou enfrentar uma consequência natural (o afastamento do grupo), a professora estimulou sua autonomia moral. Diferentemente de um castigo arbitrário (que seria imposto sem conexão lógica com o comportamento) ou de uma recompensa (que premiaria a adaptação), essa abordagem reforça a relação entre ação e consequência.

A alternativa correta, portanto, é a C, pois a sanção por reciprocidade não apenas corrige o comportamento inadequado, mas também convida a criança a refletir sobre suas escolhas. A ausência de um tempo mínimo de afastamento (mencionada na alternativa D) não invalida a eficácia da estratégia, já que o foco está no processo de decisão da criança, não na duração da consequência. Já as alternativas A, B e E desviam-se do conceito piagetiano, seja por confundir sanção com recompensa, punição arbitrária ou exclusão pura.

Essa situação ilustra como intervenções pedagógicas baseadas em teorias do desenvolvimento podem transformar momentos disruptivos em oportunidades de aprendizado moral, fortalecendo não apenas a disciplina, mas também a capacidade de julgamento e cooperação nas crianças.

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