Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na perspectiva de uma prática pedagógica referenciada na teoria piagetiana, professor e aluno não devem temer o esquecimento, pois o importante é a capacidade para restituir o conteúdo esquecido. Em consonância com essa compreensão e considerando a hipótese de um aluno ter esquecido quanto é 8 x 8, o caminho é o aluno restituir este conhecimento

Na perspectiva de uma prática pedagógica referenciada na teoria piagetiana, professor e aluno não devem temer o esquecimento, pois o importante é a capacidade para restituir o conteúdo esquecido. Em consonância com essa compreensão e considerando a hipótese de um aluno ter esquecido quanto é 8 x 8, o caminho é o aluno restituir este conhecimento

Resposta:

A alternativa correta é C)

Na perspectiva de uma prática pedagógica fundamentada na teoria piagetiana, o processo de aprendizagem valoriza não apenas a memorização, mas a capacidade de reconstruir o conhecimento. Diante disso, quando um aluno esquece quanto é 8 x 8, a abordagem mais alinhada a essa teoria é incentivá-lo a restituir esse conteúdo por si mesmo, de múltiplas maneiras.

A alternativa correta, portanto, é a C), pois reflete o princípio de que o aluno deve ser capaz de buscar soluções criativas e diversas, desenvolvendo autonomia e raciocínio lógico. Isso pode incluir estratégias como:

  • Utilizar a adição repetida (8 + 8 + 8...).
  • Decompor a operação (10 x 8 - 2 x 8).
  • Relacionar com conhecimentos prévios (como a tabuada do 4).

As outras alternativas não atendem plenamente à proposta piagetiana: A) limita-se à consulta passiva, B) transfere a responsabilidade ao professor, D) restringe a um único método, e E) prioriza a memorização sem compreensão.

Assim, a restituição ativa e diversificada do conhecimento, como proposto em C), é a que melhor promove o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *