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No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico”. Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento

No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as
crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que
chamou de “pensamento egocêntrico“.

Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento

Resposta:

A alternativa correta é C)

No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget explora o desenvolvimento cognitivo das crianças, destacando a fase pré-operatória e o chamado pensamento egocêntrico. Esse conceito refere-se à incapacidade da criança de considerar perspectivas diferentes da sua própria, um traço marcante desse estágio do desenvolvimento.

O pensamento egocêntrico, conforme descrito por Piaget, é caracterizado pela dificuldade que as crianças pequenas têm em compreender que outras pessoas podem ter pontos de vista, sentimentos ou entendimentos distintos dos seus. Isso não significa que elas sejam egoístas no sentido moral, mas sim que seu desenvolvimento cognitivo ainda não permite a adoção de perspectivas alternativas.

Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor caracteriza esse fenômeno é a letra C: "As crianças apresentam extrema dificuldade em se colocar no ponto de vista do outro, fato que as impede de estabelecer relações de reciprocidade." Essa descrição captura com precisão a essência do pensamento egocêntrico na teoria piagetiana.

As outras alternativas não representam adequadamente o conceito:

  • A) Incorreta - o egocentrismo não se relaciona com definições de palavras, mas com perspectiva.
  • B) Incorreta - a conservação de definições pessoais não é o cerne do egocentrismo.
  • D) Incorreta - justamente o oposto ocorre: as crianças consideram seu ponto de vista como absoluto.
  • E) Incorreta - a autonomia não é característica desta fase, mas de estágios posteriores.

O egocentrismo infantil, portanto, representa um estágio necessário no desenvolvimento cognitivo, que será superado à medida que a criança avança para os estágios operatórios, desenvolvendo a capacidade de considerar múltiplas perspectivas e estabelecer relações mais complexas com o mundo social.

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