Questões Sobre Psicologia Genética (Piaget) - Pedagogia - concurso
Questão 61
Para Jean Piaget (1941), um adulto que completou seu processo de aprendizagem deveria encontrar-se no estágio de:
- A)heteronomia.
- B)operações formais
- C)operações concretas
- D)operações pré-operacionais
A alternativa correta é B)
Para Jean Piaget (1941), um adulto que completou seu processo de aprendizagem deveria encontrar-se no estágio de:
- A) heteronomia.
- B) operações formais
- C) operações concretas
- D) operações pré-operacionais
O gabarito correto é B) operações formais.
Questão 62
Para Montessori (1989), os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria propensa ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados:
- A)estágio de desenvolvimento
- B)períodos críticos.
- C)zona de aprendizado real
- D)zona de aprendizado potencial
A alternativa correta é B)
De acordo com a abordagem educacional desenvolvida por Maria Montessori, a noção de períodos sensíveis é fundamental para compreender o desenvolvimento infantil. Em seu livro "A Criança", publicado em 1989, Montessori descreve esses momentos específicos como fases em que a criança demonstra uma predisposição natural para adquirir determinadas habilidades.
A alternativa correta para a questão apresentada é a letra B) períodos críticos. Esta terminologia refere-se aos intervalos temporais em que a criança mostra maior receptividade para desenvolver competências específicas, sejam elas motoras, cognitivas ou sociais.
Montessori argumentava que esses períodos são caracterizados por:
- Uma intensa motivação interna para dominar determinadas habilidades
- Uma facilidade incomum de aprendizagem durante essa fase
- Uma diminuição progressiva dessa sensibilidade especial após o período
É importante diferenciar esse conceito de outras noções educacionais. Enquanto os "estágios de desenvolvimento" (alternativa A) referem-se a fases mais amplas, os períodos críticos são janelas temporais mais específicas. As "zonas de aprendizado" (alternativas C e D), por sua vez, são conceitos associados à teoria de Vygotsky, não à abordagem montessoriana.
A compreensão desses períodos sensíveis é essencial para educadores montessorianos, pois permite criar ambientes de aprendizagem que respeitem e aproveitem esses momentos privilegiados de desenvolvimento infantil.
Questão 63
De acordo com a teoria piagetiana, a aprendizagem é um processo que visa:
- A)equilibração majorante
- B)problematização equilibrante
- C)desorientação constante
- D)instabilidade equilibrante
A alternativa correta é A)
De acordo com a teoria piagetiana, a aprendizagem é um processo que visa:
- A) equilibração majorante
- B) problematização equilibrante
- C) desorientação constante
- D) instabilidade equilibrante
O gabarito correto é A) equilibração majorante.
Questão 64
Segundo Jean Piaget (1994), o estágio de desenvolvimento moral autônomo é caracterizado por:
- A)realização de tarefas sem ajuda.
- B)legitimação das regras.
- C)medo da autoridade.
- D)medo da punição.
A alternativa correta é B)
Segundo Jean Piaget (1994), o estágio de desenvolvimento moral autônomo é caracterizado por:
- A) realização de tarefas sem ajuda.
- B) legitimação das regras.
- C) medo da autoridade.
- D) medo da punição.
O gabarito correto é B.
Questão 65
Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar os agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta:
- A)de forma homogênea.
- B)de forma heterogênea.
- C)por níveis de aprendizagem.
- D)por níveis de conhecimento
- E)por meritocracia.
A alternativa correta é B)
Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygotsky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta de forma heterogênea. Essa visão está alinhada com as teorias desses importantes pensadores da educação, que destacam a diversidade como um elemento fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Piaget, em seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, enfatiza que as crianças constroem conhecimento de maneiras diferentes, de acordo com seus estágios de desenvolvimento. Vygotsky, por sua vez, ressalta a importância das interações sociais e do contexto cultural na aprendizagem, indicando que a heterogeneidade na sala de aula pode enriquecer o processo de construção do conhecimento. Já Emilia Ferreiro, em suas pesquisas sobre alfabetização, demonstra que as crianças possuem diferentes ritmos e formas de aprender, reforçando a ideia de que a sala de aula é um espaço diverso.
A alternativa correta, portanto, é a B) de forma heterogênea, pois reflete a compreensão de que os alunos trazem experiências, saberes e ritmos distintos, tornando o ambiente educacional um espaço rico e plural. As outras alternativas não contemplam adequadamente essa perspectiva, especialmente a ideia de meritocracia, que ignora as desigualdades e particularidades inerentes ao processo educativo.
Questão 66
Para Lev Vygotsky, com sua teoria sócio-interacionista, o desenvolvimento humano é impulsionado pela linguagem, sofrendo as influências do meio. Nesse sentido:
1. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, Vygotsky afirma que o próprio processo de aprender gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
2. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) constitui o ponto central para Vygotsky, correspondendo à distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender.
3. Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho e o potencial que é aquilo que ele consegue fazer com a ajuda de outro sujeito.
Está(ão) correta(s)
- A)1 e 2, apenas
- B)2 e 3, apenas
- C)1, apenas
- D)1, 2 e 3
- E)3, apenas
A alternativa correta é D)
Para Lev Vygotsky, com sua teoria sócio-interacionista, o desenvolvimento humano é impulsionado pela linguagem, sofrendo as influências do meio. Nesse sentido:
1. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, Vygotsky afirma que o próprio processo de aprender gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
2. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) constitui o ponto central para Vygotsky, correspondendo à distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender.
3. Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho e o potencial que é aquilo que ele consegue fazer com a ajuda de outro sujeito.
Está(ão) correta(s):
- A) 1 e 2, apenas
- B) 2 e 3, apenas
- C) 1, apenas
- D) 1, 2 e 3
- E) 3, apenas
O gabarito correto é D).
Questão 67
O estudo do desenvolvimento humano visa compreender o homem em todos os seus aspectos, do nascimento à maturidade. Jean Piaget, em sua teoria interacionista, considera os por ele denominados estágios evolutivos, incluindo as diferentes faixas etárias do desenvolvimento humano, numa ordem evolutiva, que são:
- A)Sensório-motor (0 a 2 anos); pré-operatório (2 a 7 anos); operações concretas (7 a 12 anos); operações formais (12 anos em diante).
- B)Anomia (até 5 anos); Heteronomia (até 9 ou 10 anos); autonomia (a partir de 10 anos).
- C)Pós-operatório (0 a 2 anos); sensório-motor (2 a 7 anos); operações formais (7 a 12 anos) e operações concretas (12 anos em diante).
- D)Experimentação (0 a 7 anos); assimilação (7 a 12 anos); acomodação (a partir de 12 anos).
- E)Sensório-motor (0 a 7 anos; operações concretas (7 a 12 anos); operações formais (12 anos em diante).
A alternativa correta é A)
O estudo do desenvolvimento humano é um campo vasto e complexo, que busca entender como os indivíduos evoluem física, cognitiva e emocionalmente desde o nascimento até a vida adulta. Dentre as diversas teorias que abordam esse processo, a de Jean Piaget se destaca por sua abordagem interacionista, que enfatiza a interação entre o sujeito e o meio ambiente como fator essencial para o desenvolvimento.
Piaget propôs uma teoria baseada em estágios evolutivos, que descrevem como as crianças constroem seu conhecimento de forma sequencial e progressiva. Esses estágios são universais, ou seja, ocorrem na mesma ordem em todas as crianças, embora o ritmo possa variar de acordo com fatores individuais e culturais.
Os estágios piagetianos são:
- Sensório-motor (0 a 2 anos): Nesta fase, o bebê explora o mundo por meio dos sentidos e das ações motoras. Aos poucos, desenvolve a noção de permanência do objeto e começa a formar esquemas mentais básicos.
- Pré-operatório (2 a 7 anos): Caracterizado pelo surgimento da linguagem e do pensamento simbólico, mas ainda com limitações lógicas. O egocentrismo e a centralização são marcas desse período.
- Operações concretas (7 a 12 anos): A criança adquire a capacidade de realizar operações mentais com objetos concretos, desenvolvendo noções de conservação, classificação e seriação.
- Operações formais (12 anos em diante): Surge o pensamento abstrato e hipotético-dedutivo, permitindo ao adolescente raciocinar sobre possibilidades e lidar com conceitos complexos.
Portanto, a alternativa correta que apresenta a sequência exata dos estágios do desenvolvimento humano segundo Piaget é a A), que contempla todos os períodos na ordem evolutiva proposta pelo teórico.
As demais alternativas apresentam erros conceituais, seja na nomenclatura dos estágios, na ordem de apresentação ou nas faixas etárias correspondentes. A teoria piagetiana é uma das mais importantes para a compreensão do desenvolvimento cognitivo e continua sendo referência fundamental na psicologia e na educação.
Questão 68
Na perspectiva de uma prática pedagógica referenciada na teoria piagetiana, professor e aluno não devem temer o esquecimento, pois o importante é a capacidade para restituir o conteúdo esquecido. Em consonância com essa compreensão e considerando a hipótese de um aluno ter esquecido quanto é 8 x 8, o caminho é o aluno restituir este conhecimento
- A)por si mesmo, consultando os resultados das tabuadas ensinadas.
- B)com a ajuda do professor, que lhe dirá o resultado da operação.
- C)por si mesmo, de múltiplas maneiras.
- D)pela maneira ensinada pelo professor.
- E)por si mesmo, por meio da memorização da tabuada do 8.
A alternativa correta é C)
Na perspectiva de uma prática pedagógica fundamentada na teoria piagetiana, o processo de aprendizagem valoriza não apenas a memorização, mas a capacidade de reconstruir o conhecimento. Diante disso, quando um aluno esquece quanto é 8 x 8, a abordagem mais alinhada a essa teoria é incentivá-lo a restituir esse conteúdo por si mesmo, de múltiplas maneiras.
A alternativa correta, portanto, é a C), pois reflete o princípio de que o aluno deve ser capaz de buscar soluções criativas e diversas, desenvolvendo autonomia e raciocínio lógico. Isso pode incluir estratégias como:
- Utilizar a adição repetida (8 + 8 + 8...).
- Decompor a operação (10 x 8 - 2 x 8).
- Relacionar com conhecimentos prévios (como a tabuada do 4).
As outras alternativas não atendem plenamente à proposta piagetiana: A) limita-se à consulta passiva, B) transfere a responsabilidade ao professor, D) restringe a um único método, e E) prioriza a memorização sem compreensão.
Assim, a restituição ativa e diversificada do conhecimento, como proposto em C), é a que melhor promove o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Questão 69
Uma das diferenças conceituais entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que para o segundo, o desenvolvimento cognitivo:
- A)independe de uma sequência universal de estágios de desenvolvimento biológico.
- B)está condicionado à maturidade orgânica do sujeito e pré-disposições inatas.
- C)ocorre independente do contexto social e de acordo como ritmo biológico.
- D)está ligado ao potencial latente e ao desejo de aprendizagemdo sujeito.
- E)depende de reforçadores positivos e negativos imediatos.
A alternativa correta é A)
Uma das diferenças conceituais fundamentais entre as teorias de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e Lev Vygotsky reside na importância atribuída aos fatores sociais no processo de aprendizagem. Enquanto Piaget defendia uma abordagem mais universalista, baseada em estágios biológicos sequenciais, Vygotsky enfatizava o papel determinante da interação social e cultural no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
A alternativa correta (A) reflete precisamente essa distinção teórica, pois indica que, para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo não está rigidamente vinculado a uma sequência universal de estágios biológicos, como propunha Piaget. Pelo contrário, o pensador russo entendia que o aprendizado ocorre principalmente através da mediação social e das ferramentas culturais disponíveis em determinado contexto histórico.
As demais alternativas não representam adequadamente a perspectiva vygotskyana:
- B) Incorreta - Vygotsky não via a maturidade orgânica como condição única para o desenvolvimento
- C) Incorreta - O contexto social era justamente central na teoria de Vygotsky
- D) Incorreta - Embora considerasse a motivação, não era este o foco principal
- E) Incorreta - Esta abordagem comportamentalista é alheia à teoria de Vygotsky
Portanto, a resposta A corretamente identifica que, na perspectiva vygotskyana, o desenvolvimento cognitivo transcende uma sequência biológica universal, sendo fundamentalmente mediado pelas interações sociais e culturais.
Questão 70
A teoria de aprendizagem de Jerome Bruner, tanto quanto a de Piaget e Vygotsky, é reconhecida como cognitivista. Bruner salienta que a mais adequada organização curricular seria a de “currículo em espiral”. Isso significa um currículo que:
- A)inicia coma aprendizagem mais complexa que vai se desdobrando até amais simples.
- B)utiliza repetição contínua do mesmo conteúdo em situações diversas para fixação.
- C)o conteúdo é visto em diferentes níveis de profundidade e representações.
- D)respeita o planejamento sequencial das atividades sem necessidade de repetição.
- E)obedece a uma estrutura não linear tratando os conteúdos de forma aleatória.
A alternativa correta é C)
A teoria de aprendizagem de Jerome Bruner, assim como as contribuições de Piaget e Vygotsky, está fundamentada na perspectiva cognitivista, destacando-se pela ênfase na construção ativa do conhecimento pelo aprendiz. Uma das propostas mais relevantes de Bruner é o conceito de "currículo em espiral", que busca organizar o ensino de maneira dinâmica e progressiva.
O currículo em espiral, conforme defendido por Bruner, propõe que os conteúdos sejam revisitados em diferentes momentos do processo educativo, porém com níveis crescentes de complexidade e sob novas representações. Isso permite que o aluno construa seu conhecimento de forma gradual, aprofundando sua compreensão à medida que avança no aprendizado. A alternativa correta, portanto, é a C), pois reflete a ideia de que o conteúdo deve ser abordado em diferentes níveis de profundidade e por meio de múltiplas representações.
Essa abordagem contrasta com outras opções apresentadas, como a repetição mecânica (B) ou a linearidade rígida (D), já que valoriza a flexibilidade e a adaptação às necessidades cognitivas do aluno. Além disso, o currículo em espiral não se trata de uma organização aleatória (E), mas sim de uma estrutura intencional que promove a consolidação e a ampliação do conhecimento.
Dessa forma, a teoria de Bruner reforça a importância de um ensino que incentive a descoberta, a reflexão e a reconstrução contínua do saber, alinhando-se aos princípios de uma educação significativa e transformadora.