Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para Montessori (1989), os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria propensa ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados:

Para Montessori (1989), os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria propensa ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados:

Resposta:

A alternativa correta é B)

De acordo com a abordagem educacional desenvolvida por Maria Montessori, a noção de períodos sensíveis é fundamental para compreender o desenvolvimento infantil. Em seu livro "A Criança", publicado em 1989, Montessori descreve esses momentos específicos como fases em que a criança demonstra uma predisposição natural para adquirir determinadas habilidades.

A alternativa correta para a questão apresentada é a letra B) períodos críticos. Esta terminologia refere-se aos intervalos temporais em que a criança mostra maior receptividade para desenvolver competências específicas, sejam elas motoras, cognitivas ou sociais.

Montessori argumentava que esses períodos são caracterizados por:

  • Uma intensa motivação interna para dominar determinadas habilidades
  • Uma facilidade incomum de aprendizagem durante essa fase
  • Uma diminuição progressiva dessa sensibilidade especial após o período

É importante diferenciar esse conceito de outras noções educacionais. Enquanto os "estágios de desenvolvimento" (alternativa A) referem-se a fases mais amplas, os períodos críticos são janelas temporais mais específicas. As "zonas de aprendizado" (alternativas C e D), por sua vez, são conceitos associados à teoria de Vygotsky, não à abordagem montessoriana.

A compreensão desses períodos sensíveis é essencial para educadores montessorianos, pois permite criar ambientes de aprendizagem que respeitem e aproveitem esses momentos privilegiados de desenvolvimento infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *