Sobre o pensamento do adolescente, segundo Piaget, NÃO podemos afirmar que
Sobre o pensamento do adolescente, segundo Piaget, NÃO podemos afirmar que
- A)não se difere do pensamento da criança, ou seja, ambos conseguem chegar a utilizar as operações concretas de classes, relações e números, mas não as utiliza num sistema fundido único e total que é caracterizado pela lógica do adulto.
- B)o pensamento liberta- se da experiência direta e as estruturas cognitivas da criança adquirem maturidade. Isso significa que a qualidade potencial do seu pensamento ou raciocínio atinge o máximo quando as operações formais encontram- se plenamente desenvolvidas.
- C)o adolescente apresenta a lógica das proposições relacionando-a a estrutura de classes e das relações. Apresenta o raciocínio hipotético- dedutivo.
- D)o adolescente constrói teorias e reflete sobre seu pensamento, o pensamento formal constitui uma reflexão da inteligência sobre si mesma, um sistema operatório de segunda potência, que opera com proposições.
- E)como o adolescente luta para ingressar-se no mundo dos adultos e adquire seu espaço, este esforço gera desequilíbrios, à medida que a lógica do adolescente se confronta com os diferentes pontos de vista dos adultos (terceiros), ou seja, é um movimento espiral e crescente de reformulações e adaptação.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Sobre o pensamento do adolescente, segundo Piaget, NÃO podemos afirmar que:
- A) não se difere do pensamento da criança, ou seja, ambos conseguem chegar a utilizar as operações concretas de classes, relações e números, mas não as utiliza num sistema fundido único e total que é caracterizado pela lógica do adulto.
Esta alternativa está incorreta porque Piaget justamente destaca que o pensamento do adolescente difere significativamente do pensamento da criança. Enquanto a criança opera no estágio das operações concretas, o adolescente avança para o estágio das operações formais, caracterizado pela capacidade de abstração, raciocínio hipotético-dedutivo e construção de teorias.
As demais alternativas descrevem corretamente aspectos do pensamento adolescente segundo a teoria piagetiana:
- B) O pensamento liberta-se da experiência direta e as estruturas cognitivas adquirem maturidade, atingindo o ápice com o desenvolvimento pleno das operações formais.
- C) O adolescente apresenta a lógica das proposições relacionada à estrutura de classes e relações, demonstrando raciocínio hipotético-dedutivo.
- D) O adolescente constrói teorias e reflete sobre seu próprio pensamento, caracterizando-se como um sistema operatório de segunda potência.
- E) O processo de adaptação ao mundo adulto gera desequilíbrios e reformulações constantes no pensamento adolescente.
Portanto, a alternativa A) é a incorreta, pois contraria a concepção piagetiana de que há uma diferença qualitativa entre o pensamento da criança (operatório-concreto) e do adolescente (operatório-formal).
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