Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o pensamento do adolescente, segundo Piaget, NÃO podemos afirmar que

Sobre o pensamento do adolescente, segundo Piaget, NÃO podemos afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é A)

Sobre o pensamento do adolescente, segundo Piaget, NÃO podemos afirmar que:

  • A) não se difere do pensamento da criança, ou seja, ambos conseguem chegar a utilizar as operações concretas de classes, relações e números, mas não as utiliza num sistema fundido único e total que é caracterizado pela lógica do adulto.

Esta alternativa está incorreta porque Piaget justamente destaca que o pensamento do adolescente difere significativamente do pensamento da criança. Enquanto a criança opera no estágio das operações concretas, o adolescente avança para o estágio das operações formais, caracterizado pela capacidade de abstração, raciocínio hipotético-dedutivo e construção de teorias.

As demais alternativas descrevem corretamente aspectos do pensamento adolescente segundo a teoria piagetiana:

  • B) O pensamento liberta-se da experiência direta e as estruturas cognitivas adquirem maturidade, atingindo o ápice com o desenvolvimento pleno das operações formais.
  • C) O adolescente apresenta a lógica das proposições relacionada à estrutura de classes e relações, demonstrando raciocínio hipotético-dedutivo.
  • D) O adolescente constrói teorias e reflete sobre seu próprio pensamento, caracterizando-se como um sistema operatório de segunda potência.
  • E) O processo de adaptação ao mundo adulto gera desequilíbrios e reformulações constantes no pensamento adolescente.

Portanto, a alternativa A) é a incorreta, pois contraria a concepção piagetiana de que há uma diferença qualitativa entre o pensamento da criança (operatório-concreto) e do adolescente (operatório-formal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *