Tanto Piaget quanto Vygotsky sugerem, de maneira firme em seus estudos, a intervenção pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que o único bom ensino é o que acompanha o desenvolvimento dos alunos, salientando a importância da confiança mútua e da reciprocidade do pensamento educador/educando. Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o papel insubstituível do educador na construção do conhecimento:
maneira firme em seus estudos, a intervenção
pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que
o único bom ensino é o que acompanha o
desenvolvimento dos alunos, salientando a
importância da confiança mútua e da reciprocidade do
pensamento educador/educando.
Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o
papel insubstituível do educador na construção do
conhecimento:
- A)apresentando estudos e pesquisas que comprovam biologicamente a necessidade de socialização dos educandos.
- B)manifestando a ideia da relação necessária de afeto e estudo como pontos fundamentais para o aprendizado.
- C)demonstrando a importância do caráter preponderantemente informativo nos processos de memorização.
- D)argumentando que o desenvolvimento humano se dá somente na presença de outros seres humanos da mesma idade.
- E)defendendo a importância da interação como desencadeadora dos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Tanto Piaget quanto Vygotsky, em suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo, destacam a importância da interação no processo de aprendizagem. Ambos os teóricos concordam que o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pelo aluno por meio de suas experiências e interações com o meio social. Essa perspectiva coloca o educador em um papel essencial como mediador, criando situações desafiadoras que estimulem o desenvolvimento intelectual do educando.
A alternativa correta, E), reflete o cerne das ideias desses pensadores ao afirmar que a interação é fundamental para desencadear os processos de aprendizagem e desenvolvimento. Piaget enfatiza a interação com o ambiente físico e social como motor da construção do conhecimento, enquanto Vygotsky destaca o papel das relações sociais e da linguagem na formação das funções psicológicas superiores. Ambos convergem na ideia de que o aprendizado ocorre por meio da troca e da colaboração, não sendo um processo isolado.
As outras alternativas apresentam elementos que, embora possam fazer parte do contexto educacional, não representam o núcleo das contribuições de Piaget e Vygotsky. A socialização (A), o afeto (B), a memorização (C) e a interação exclusiva entre pares da mesma idade (D) são aspectos secundários ou interpretações limitadas de suas teorias. O essencial, como apontado na alternativa correta, é reconhecer a interação como base para a construção do conhecimento e do desenvolvimento humano.
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