Uma das diferenças conceituais entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que para o segundo, o desenvolvimento cognitivo:
Uma das diferenças conceituais entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que para o segundo, o desenvolvimento cognitivo:
- A)independe de uma sequência universal de estágios de desenvolvimento biológico.
- B)está condicionado à maturidade orgânica do sujeito e pré-disposições inatas.
- C)ocorre independente do contexto social e de acordo como ritmo biológico.
- D)está ligado ao potencial latente e ao desejo de aprendizagemdo sujeito.
- E)depende de reforçadores positivos e negativos imediatos.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Uma das diferenças conceituais fundamentais entre as teorias de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e Lev Vygotsky reside na importância atribuída aos fatores sociais no processo de aprendizagem. Enquanto Piaget defendia uma abordagem mais universalista, baseada em estágios biológicos sequenciais, Vygotsky enfatizava o papel determinante da interação social e cultural no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
A alternativa correta (A) reflete precisamente essa distinção teórica, pois indica que, para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo não está rigidamente vinculado a uma sequência universal de estágios biológicos, como propunha Piaget. Pelo contrário, o pensador russo entendia que o aprendizado ocorre principalmente através da mediação social e das ferramentas culturais disponíveis em determinado contexto histórico.
As demais alternativas não representam adequadamente a perspectiva vygotskyana:
- B) Incorreta - Vygotsky não via a maturidade orgânica como condição única para o desenvolvimento
- C) Incorreta - O contexto social era justamente central na teoria de Vygotsky
- D) Incorreta - Embora considerasse a motivação, não era este o foco principal
- E) Incorreta - Esta abordagem comportamentalista é alheia à teoria de Vygotsky
Portanto, a resposta A corretamente identifica que, na perspectiva vygotskyana, o desenvolvimento cognitivo transcende uma sequência biológica universal, sendo fundamentalmente mediado pelas interações sociais e culturais.
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