Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma das diferenças conceituais entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que para o segundo, o desenvolvimento cognitivo:

Uma das diferenças conceituais entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que para o segundo, o desenvolvimento cognitivo:

Resposta:

A alternativa correta é A)

Uma das diferenças conceituais fundamentais entre as teorias de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e Lev Vygotsky reside na importância atribuída aos fatores sociais no processo de aprendizagem. Enquanto Piaget defendia uma abordagem mais universalista, baseada em estágios biológicos sequenciais, Vygotsky enfatizava o papel determinante da interação social e cultural no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

A alternativa correta (A) reflete precisamente essa distinção teórica, pois indica que, para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo não está rigidamente vinculado a uma sequência universal de estágios biológicos, como propunha Piaget. Pelo contrário, o pensador russo entendia que o aprendizado ocorre principalmente através da mediação social e das ferramentas culturais disponíveis em determinado contexto histórico.

As demais alternativas não representam adequadamente a perspectiva vygotskyana:

  • B) Incorreta - Vygotsky não via a maturidade orgânica como condição única para o desenvolvimento
  • C) Incorreta - O contexto social era justamente central na teoria de Vygotsky
  • D) Incorreta - Embora considerasse a motivação, não era este o foco principal
  • E) Incorreta - Esta abordagem comportamentalista é alheia à teoria de Vygotsky

Portanto, a resposta A corretamente identifica que, na perspectiva vygotskyana, o desenvolvimento cognitivo transcende uma sequência biológica universal, sendo fundamentalmente mediado pelas interações sociais e culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *