Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Referencial Curricular para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 1

“A Polícia Civil investiga um caso de discriminação racial em uma creche pública de Samambaia, no Distrito
Federal. A vítima é uma menina de 4 anos. A mãe da criança, (P. C.), disse que na última segunda-feira (20), a
filha chegou chorando em casa porque a professora teria lavado o cabelo de todas as colegas, menos o dela
porque era “duro”. A mãe registrou ocorrência na delegacia que agora vai ouvir a escola.


Disponível em: https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/policia-investiga-discriminacao-racial-em-creche-publica-do-df.ghtml -Acesso em 06/10/2017
(Fragmento)
Refletindo acerca da notícia acima, analise as proposições que se seguem:

I – Para que haja a promoção de práticas promotoras de igualdade racial em unidades de educação infantil, é
necessária a execução de pelo menos um projeto temático anualmente, envolvendo a questão racial.

II – A organização dos espaços, materiais e tempos escolares influenciam nas práticas promotoras de
igualdade racial, uma vez que não são colocados à disposição das crianças “artefatos culturais”, livros,
brinquedos e imagens.

III – Os documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional e documentos como os Referenciais Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil orientam a construção de práticas pedagógicas comprometidas com o reconhecimento
do pertencimento racial.

IV – Os gestos, modos de olhar, sorrir, abraçar e pegar no colo do professor da Educação Infantil, não
necessariamente influencia como a criança irá lidar com seus pares, e como as crianças se relacionam entre si.

V – As experiências com a linguagem oral e escrita exercem influência na forma como a criança na Educação
Infantil construirá o reconhecimento de pertencimento racial e consequentemente sua identidade.

Assinale a alternativa CORRETA que está de acordo com o documento “Educação Infantil e práticas promotoras
de igualdade racial”.

  • A)Somente as proposições III e V estão corretas.
  • B)Somente as proposições I, III e V estão corretas.
  • C)Somente as proposições II, IV e V estão corretas.
  • D)Somente as proposições I, II, III e IV estão corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O caso de discriminação racial ocorrido em uma creche pública de Samambaia, no Distrito Federal, evidencia a necessidade urgente de reflexão sobre práticas pedagógicas que promovam a igualdade racial desde a Educação Infantil. A análise das proposições apresentadas à luz do documento "Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial" permite identificar quais afirmações estão corretas.

A proposição I afirma que a promoção da igualdade racial requer a execução de pelo menos um projeto temático anual. Embora projetos específicos possam contribuir, o documento não estabelece essa obrigatoriedade como condição única ou essencial. Portanto, essa afirmação está incorreta.

A proposição II destaca a importância da organização dos espaços e materiais escolares, mencionando a ausência de "artefatos culturais". Embora a estrutura física e os recursos sejam relevantes, a redação da afirmação é imprecisa ao sugerir que esses elementos estão sempre ausentes. Logo, esta proposição também não está totalmente correta.

A proposição III está correta, pois documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a LDB de fato orientam práticas pedagógicas que reconhecem o pertencimento racial, fundamentais para combater situações como a descrita na notícia.

A proposição IV está incorreta, pois os gestos e atitudes dos professores têm grande influência na forma como as crianças constroem suas relações e identidades raciais. O documento reforça que o comportamento dos educadores é crucial para promover ou inibir a igualdade.

Por fim, a proposição V está correta, já que as experiências com linguagem oral e escrita são fundamentais para a construção da identidade racial das crianças, conforme destacado no documento analisado.

Dessa forma, a alternativa correta é A) Somente as proposições III e V estão corretas, pois são as únicas que refletem adequadamente as orientações do documento sobre práticas promotoras de igualdade racial na Educação Infantil.

Questão 2

À nova Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC) implica uma mudança significativa na
cultura e práticas escolares. Levando em consideração
essa afirmação e a proposta, analise as afirmativas e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As novas propostas de ensino-aprendizagem focam na
aula puramente expositiva.

( ) As estratégias não permitem a exposição de pontos de
vista diferentes.

( ) Os instrumentos de avaliação visam contemplar
aspectos e atitudes de educação histórica na esfera da
sociabilidade dos alunos.

( ) As novas práticas pedagógicas não preveem o trabalho
em grupo.

( ) Deve-se incentivar a construção, pelos alunos, de
instrumentos (portifólios, memorial) que propiciem a
formação da autonomia e reflexão sobre o processo de
construção do saber histórico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

  • A)F- V - F - V - F.
  • B)V - V - F - V - F .
  • C)F - F - V - F - V .
  • D)V - F - V - F - V .
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A nova Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) representa uma transformação profunda na cultura escolar e nas práticas pedagógicas. Essa mudança busca superar modelos tradicionais de ensino, priorizando uma abordagem mais dinâmica, participativa e reflexiva. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar os princípios que orientam essa proposta:

A primeira afirmativa, que sugere um foco na aula puramente expositiva, é falsa (F), pois o CBC valoriza metodologias ativas, nas quais o aluno assume um papel central no processo de aprendizagem, indo além da mera transmissão de conhecimento.

A segunda afirmativa, que afirma que as estratégias não permitem a exposição de pontos de vista diferentes, também é falsa (F). Pelo contrário, a proposta incentiva o diálogo, o debate e a diversidade de perspectivas, fundamentais para uma educação crítica.

A terceira afirmativa, que menciona instrumentos de avaliação voltados para aspectos sociáveis e atitudes na educação histórica, é verdadeira (V). O CBC busca avaliar não apenas conteúdos, mas também habilidades e valores, como a capacidade de reflexão e interação social.

A quarta afirmativa, que diz que as novas práticas não preveem trabalho em grupo, é falsa (F). A colaboração e o trabalho coletivo são elementos essenciais na proposta, estimulando a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento.

Por fim, a quinta afirmativa, que defende o incentivo à construção de portfólios e memoriais para autonomia e reflexão, é verdadeira (V). Essas ferramentas permitem que os alunos acompanhem seu próprio desenvolvimento e reflitam sobre seu processo de aprendizagem.

Portanto, a sequência correta é F - F - V - F - V, correspondente à alternativa C. Essa resposta reflete os princípios da proposta, que valorizam a participação ativa, a diversidade de perspectivas e a formação integral do aluno.

Questão 3

“Educar significa, portanto, propiciar
situações de cuidados, brincadeiras e
aprendizagens orientadas de forma integrada e
que possam contribuir para o desenvolvimento
das capacidades infantis de relação
interpessoal, de ser e estar com os outros em
uma atitude básica de aceitação, respeito e
confiança, e o acesso, pelas crianças, aos
conhecimentos mais amplos da realidade social
e cultural. Neste processo, a educação poderá
auxiliar o desenvolvimento das capacidades de
apropriação e conhecimento das
potencialidades corporais, afetivas, emocionais,
estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir
para a formação de crianças felizes e
saudáveis.” O documento que tem essa visão
sobre o educar na Educação Infantil é:

  • A)Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil.
  • B)Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças.
  • C)Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
  • D)Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • E)N.D.A.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O trecho apresentado reflete uma visão integral e humanizada da Educação Infantil, alinhada aos princípios do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), documento publicado em 1998 pelo MEC que estabelece as bases teóricas e práticas para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 6 anos.

O RCNEI, representado pela alternativa C, destaca-se por:

  • Abordar o desenvolvimento infantil de forma holística, integrando cuidados, brincadeiras e aprendizagem
  • Enfatizar a construção de relações interpessoais pautadas no respeito e na confiança
  • Propor a ampliação das experiências culturais e sociais das crianças
  • Valorizar as dimensões corporais, emocionais e éticas no processo educativo

Embora outros documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais (alternativa D) também abordem esses aspectos, a citação especificamente remete à linguagem e estrutura conceitual característica do RCNEI, que organiza seu conteúdo em eixos como "Formação Pessoal e Social" e "Conhecimento de Mundo", refletindo a concepção apresentada no texto.

Questão 4

No documento Diretrizes para a Educação Infantil
Nacional
o MEC expressa deliberações relativas aos
Fundamentos Norteadores da Educação Infantil.
São eles:
1. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade,
da Solidariedade e do respeito ao
Bem Comum.
2. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de
Cidadania, do Exercício da Criticidade e do
respeito à Ordem Democrática.
3. Princípios Culturais de Preservação do
Patrimônio Artístico e das Manifestações
Folclóricas.
4. Princípios Conceituais de Desenvolvimento
pleno das capacidades cognitivas e apropriação de conteúdos historicamente constituídos
pela humanidade.
5. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da
Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade
de Manifestações Artísticas e Culturais.
Constituem princípios que devem fundamentar as
práticas na Educação infantil:

  • A)2 e 5 apenas.
  • B)1, 3 e 5 apenas.
  • C)1, 2 e 5 apenas.
  • D)2, 4 e 5 apenas.
  • E)3, 4 e 5 apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O documento Diretrizes para a Educação Infantil Nacional, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), apresenta os fundamentos norteadores que devem orientar as práticas pedagógicas na educação infantil. Esses princípios são essenciais para garantir uma formação integral das crianças, abrangendo aspectos éticos, políticos, culturais, conceituais e estéticos.

Os princípios éticos destacam a importância de valores como autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Já os princípios políticos enfatizam o exercício da cidadania, a criticidade e o respeito à ordem democrática, preparando as crianças para uma participação ativa na vida social.

No âmbito estético, são valorizados a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e a diversidade de manifestações artísticas e culturais, elementos cruciais para o desenvolvimento da expressão e da apreciação estética desde a primeira infância. Esses três eixos - ético, político e estético - formam a base para as práticas educacionais na educação infantil, conforme indicado na alternativa correta (C).

Embora os princípios culturais e conceituais também sejam relevantes, a combinação dos princípios 1, 2 e 5 representa o núcleo fundamental que deve guiar o trabalho pedagógico com crianças pequenas, garantindo uma formação que contemple tanto os aspectos morais e cívicos quanto o desenvolvimento da sensibilidade e da expressão criativa.

Questão 5

Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e
competências a serem adquiridos pelos alunos
na educação básica, bem como as metas a serem
alcançadas pelo professor a cada ano, é uma condição
indispensável para o sucesso de todo sistema escolar
que pretenda oferecer serviços educacionais de
qualidade à população. Dentro dessa visão foram
definidos os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para
Ensino fundamental. Com base nos CBC, analise as
afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os CBC esgotam todos os conteúdos a serem abordados
na escola, pois abordam os aspectos fundamentais de
cada disciplina que não podem deixar de ser ensinados
e que o aluno não pode deixar de aprender.
II. A importância dos CBCs justifica tomá-los como base
para a elaboração da avaliação anual do Programa
de Avaliação da Educação Básica (PROEB), para
o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar
(PAAE) e para o estabelecimento de um plano de metas
para cada escola.
III. A área de conhecimento Arte é ampla e engloba para
fins de estudo, no Ensino Fundamental, quatro áreas
específicas: artes visuais, dança, música e teatro. Para
cada uma delas, é necessário um professor especialista
e condições mínimas de infraestrutura para que seu
ensino seja significativo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I e II, apenas.
  • B)I, e III, apenas.
  • C)II e III, apenas.
  • D)I, II e III.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O texto apresentado discute a importância dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) no Ensino Fundamental, destacando seu papel na definição de conhecimentos, habilidades e competências essenciais para a educação de qualidade. A análise das afirmativas revela que apenas as opções II e III estão corretas, conforme o gabarito indicado.

A primeira afirmativa afirma que os CBC esgotam todos os conteúdos a serem abordados na escola, o que é incorreto. Os CBC servem como base comum, mas não excluem a necessidade de abordagens complementares ou adaptações curriculares que considerem as particularidades regionais e as necessidades dos alunos. Portanto, a afirmativa I está equivocada.

Já a afirmativa II está correta ao destacar a relevância dos CBC como referência para avaliações externas, como o PROEB e o PAAE, além de sua utilidade no planejamento de metas escolares. Esses conteúdos garantem um padrão mínimo de qualidade e permitem a mensuração do desempenho educacional de forma consistente.

A terceira afirmativa também está correta ao abordar a área de Arte no Ensino Fundamental, que abrange quatro linguagens específicas: artes visuais, dança, música e teatro. A afirmação ressalta a necessidade de professores especializados e infraestrutura adequada, elementos fundamentais para um ensino significativo nessa área.

Assim, conclui-se que apenas as afirmativas II e III estão corretas, tornando a alternativa C) a resposta adequada. O texto reforça a importância dos CBC como ferramenta para a organização do sistema educacional, sem, no entanto, esgotar todas as possibilidades de ensino e aprendizagem.

Questão 6

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
define dois âmbitos de experiências__________________ .
É preciso ressaltar que esta organização possui um caráter
instrumental e didático, devendo os professores ter
consciência, em sua prática educativa, que a construção de
conhecimentos se processa de maneira integrada e global
e que há inter-relações entre os diferentes âmbitos a
serem trabalhados com as crianças.

  • A)Formação Pessoal e Moral e Conhecimento de Mundo.
  • B)Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.
  • C)Formação Pessoal e Formativa e Conhecimento de Mundo.
  • D)Formação Pessoal e Estrutural e Conhecimento de Mundo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil estabelece dois âmbitos fundamentais de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Essa divisão, conforme indicado no texto, possui um caráter instrumental e didático, servindo como guia para os educadores, mas não deve ser interpretada de forma rígida. O documento ressalta a importância da integração entre esses âmbitos, já que a construção do conhecimento pelas crianças ocorre de maneira global e interconectada.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a B) Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Essa classificação reflete a abordagem holística proposta pelo referencial, que busca equilibrar o desenvolvimento individual da criança (formação pessoal) com sua interação no ambiente social e a exploração ativa do mundo ao seu redor (conhecimento de mundo). As demais opções apresentam termos incorretos ou não oficiais, como "Moral", "Formativa" ou "Estrutural", que não correspondem à nomenclatura adotada pelo documento.

Essa estrutura dual proposta pelo Referencial visa orientar o planejamento pedagógico sem fragmentar excessivamente as vivências infantis, mantendo a compreensão de que todas as dimensões do desenvolvimento – afetiva, social, cognitiva e motora – estão intrinsecamente relacionadas no processo de aprendizagem na primeira infância.

Questão 7

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIs (2010), as instituições de educação
infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvi‐
mento das crianças para garantir, EXCETO:

  • A)A seleção e a classificação do desenvolvimento das crianças para ingresso no ensino fundamental.
  • B)A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
  • C)A utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
  • D)A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs, 2010), a avaliação do desenvolvimento das crianças na educação infantil tem como objetivo acompanhar e aprimorar o processo pedagógico, garantindo uma abordagem integral e não excludente. Entre as alternativas apresentadas, a única que não condiz com esse princípio é a opção A, que sugere a seleção e classificação das crianças para ingresso no ensino fundamental. Essa prática é contrária às diretrizes, pois a educação infantil deve priorizar o desenvolvimento global da criança, sem caráter seletivo ou classificatório.

As demais alternativas estão alinhadas com as DCNEIs. A observação crítica e criativa (B) permite compreender as interações e brincadeiras como parte essencial do aprendizado. O uso de múltiplos registros (C) valoriza diferentes linguagens e expressões infantis, enquanto a continuidade dos processos de aprendizagem (D) assegura que as transições entre etapas educacionais sejam feitas de forma respeitosa e adequada ao desenvolvimento da criança.

Portanto, o gabarito correto é A, pois a seleção e classificação para o ensino fundamental contrariam o propósito inclusivo e formativo da educação infantil, que deve evitar qualquer prática que rotule ou exclua as crianças com base em desempenhos padronizados.

Questão 8

Os artigos 10 e 11 das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que
tratam especificamente da avaliação e das relações
entre Educação Infantil e Ensino Fundamental,
versam sobre como as instituições de Educação
Infantil devem criar procedimentos para
acompanhamento do trabalho pedagógico e para
avaliação do desenvolvimento das crianças,
garantindo:
I. A observação crítica e criativa das atividades, das
brincadeiras e interações das crianças no
cotidiano;
II. Utilização de múltiplos registros realizados por
adultos e crianças (relatórios, fotografias,
desenhos, álbuns etc.);
III. A continuidade dos processos de aprendizagens
por meio da criação de estratégias adequadas
aos diferentes momentos de transição vividos
pela criança (transição casa/instituição de
Educação Infantil, transições no interior da
instituição, transição creche/pré
-escola e
transição pré
-escola/ Ensino Fundamental);
IV. Documentação específica que permita às
famílias conhecer o trabalho da instituição
, junto
às crianças e
aos processos de desenvolvimento
e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
V. A retenção das crianças na Educação Infantil
,
caso as expectativas de aprendizagens
referentes à etapa não sejam alcançadas pela
criança, possibilitando assim, a consolidação de
um processo de desenvolvimento qualitativo.
Estão corretas:

  • A)Todas as alternativas.
  • B)Nenhuma das alternativas.
  • C)Quatro alternativas.
  • D)Três alternativas.
  • E)Duas alternativas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Os artigos 10 e 11 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem diretrizes fundamentais para a avaliação e transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Esses artigos destacam a importância de procedimentos que garantam um acompanhamento pedagógico eficaz e uma avaliação contínua do desenvolvimento das crianças, sempre respeitando suas individualidades e processos de aprendizagem.

Entre os pontos abordados, destaca-se a necessidade de observação crítica e criativa das atividades, brincadeiras e interações no cotidiano (I). Essa abordagem permite que os educadores compreendam melhor o desenvolvimento infantil em seu contexto natural, valorizando as experiências vividas pelas crianças.

Outro aspecto relevante é a utilização de múltiplos registros (II), que incluem não apenas documentações feitas pelos adultos, mas também produções das próprias crianças, como desenhos e fotografias. Essa diversidade de registros enriquece a avaliação, tornando-a mais abrangente e significativa.

A continuidade dos processos de aprendizagem durante as transições (III) é um ponto crucial, pois garante que as mudanças entre etapas educacionais ocorram de forma harmoniosa, sem rupturas no desenvolvimento infantil. Da mesma forma, a documentação específica para as famílias (IV) promove maior transparência e participação no processo educativo.

No entanto, o item V, que trata da retenção das crianças na Educação Infantil caso não atinjam as expectativas de aprendizagem, não está correto. As DCNEI enfatizam que a avaliação na Educação Infantil deve ser processual e qualitativa, sem caráter promocional ou retentivo, pois o foco está no desenvolvimento integral da criança, e não em resultados padronizados.

Portanto, das cinco alternativas apresentadas, quatro estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, confirmando que a resposta correta é a alternativa C.

Questão 9

Desde a Constituição de 1988, o Brasil vem se
preocupando com a inclusão do tema da
diversidade racial na educação escolar. O Estatuto
da Criança e do Adolescente (ECA) assegura a toda
criança o direito de igualdade de condições para a
permanência na escola, de ser respeitada pelos
educadores, de ter sua identidade e seus valores
preservados e ser posta a salvo de qualquer forma
de discriminação, negligência ou tratamento
vexatório. Atualmente, existem normas
constitucionais que prescrevem, textualmente, a
valorização da diversidade étnica e da identidade
dos diferentes grupos formadores da sociedade
brasileira. Baseadas neste preceito, as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
(DCNEIs) estabelecem que a “identidade étnica,
assim como a língua materna, é elemento de
constituição da criança”. Entre as ações que dizem
respeito ao atendimento a esse preceito, pode-se
assinalar:

  • A)Implantação de itens alimentícios de origem africana no cardápio das creches e instituições de Educação Infantil.
  • B)Adequação dos espaços físicos institucionais que viabilizem e façam referência às diversas práticas culturais dos povos africanos.
  • C)Contratação de profissionais, via concurso público, afrodescendentes, utilizando como critério o regime de cotas raciais.
  • D)Garantia do estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena em sala de aula, bem como a inclusão no calendário escolar do dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.
  • E)Ampliação do número de unidades escolares em bairros e em localidades onde haja um grande número de habitantes com perfil afrodescendente.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A inclusão da diversidade racial na educação brasileira é um tema de grande relevância desde a promulgação da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garantem direitos fundamentais às crianças, como igualdade de condições no ambiente escolar, respeito à identidade e proteção contra discriminação. Esses princípios são reforçados por normas constitucionais que destacam a importância da valorização da diversidade étnica e da identidade dos diferentes grupos que compõem a sociedade brasileira.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) reforçam essa perspectiva, afirmando que a identidade étnica e a língua materna são elementos essenciais na formação da criança. Dentre as ações propostas para atender a esses preceitos, a alternativa D) se destaca como a mais abrangente e efetiva, pois garante o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, além de incluir no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Essa medida não apenas promove o reconhecimento e o respeito às raízes culturais do país, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Embora outras ações, como a inclusão de alimentos de origem africana nos cardápios escolares ou a adequação dos espaços físicos, sejam importantes, elas possuem um alcance mais limitado. A alternativa D), por sua vez, aborda diretamente a educação como ferramenta de transformação social, incentivando a reflexão crítica sobre a diversidade e a história do Brasil. Portanto, essa é a resposta correta, pois está alinhada com os princípios constitucionais e com as diretrizes educacionais que visam à promoção da igualdade racial e ao combate ao preconceito.

Continua após a publicidade..

Questão 10

A fim de alcançar os aspectos estabelecidos
como objetivos da Educação Infantil, as instituições
educacionais, em suas propostas pedagógicas,
devem organizar seus currículos. De acordo com as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (DCNEI), o currículo deve integrar as
experiências e os saberes das crianças a os
conhecimentos que fazem parte do patrimônio
cultural, artístico, científico e tecnológico da
sociedade, por meio de situações planejadas e
permanentemente avaliadas. Nessa perspectiva, é
papel do professor da Educação Infantil:
I. Coordenar o diálogo entre o que as crianças já
sabem sobre determinado tema e o que já foi
sistematizado na cultura sobre ele, considerando
sempre o modo como elas pensam e se
emocionam.
II. Planejar a aplicação dos recursos financeiros, a
composição das equipes de trabalho e a logística
dos espaços da escola, garantindo as condições
para que as aprendizagens se façam de acordo
com a proposta pedagógica da instituição.
III. Com base na proposta pedagógica e no currículo
da instituição, organizar o ambiente de vivência,
aprendizagem e desenvolvimento de cada turma.
IV. Elaborar planos de ações que sirvam de roteiro
para as ações didáticas (planos de trabalho
semanais, mensais etc.), estipulando atividades,
expectativas de aprendizagens, organização do
tempo, do espaço e dos materiais necessários.
Estão corretas as afirmativas:

  • A)I e II.
  • B)I, II e III.
  • C)I, III e IV.
  • D)II, III e IV.
  • E)I, II, III e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O papel do professor na Educação Infantil é fundamental para garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Essas diretrizes orientam que o currículo deve integrar as experiências das crianças com os saberes culturais, artísticos, científicos e tecnológicos da sociedade, por meio de práticas pedagógicas bem estruturadas. Diante disso, é importante analisar as afirmativas apresentadas para identificar quais delas estão corretas em relação às atribuições do professor.

A afirmativa I está correta, pois o professor deve, de fato, mediar o diálogo entre os conhecimentos prévios das crianças e os saberes sistematizados pela cultura, considerando suas formas de pensar e sentir. Esse processo é essencial para uma aprendizagem significativa. Já a afirmativa II está incorreta, uma vez que a gestão de recursos financeiros e a logística escolar não são atribuições diretas do professor, mas sim da equipe gestora da instituição.

Por outro lado, a afirmativa III está correta, pois o professor deve organizar o ambiente de aprendizagem de acordo com a proposta pedagógica da escola, criando espaços que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. Da mesma forma, a afirmativa IV também está correta, já que o planejamento didático — incluindo a elaboração de planos de trabalho, a definição de atividades e a organização de tempo e materiais — é uma das principais responsabilidades do docente.

Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV, correspondendo à alternativa C. Essa análise reforça a importância do professor como articulador do processo educativo, garantindo que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às necessidades das crianças e aos objetivos da Educação Infantil.

1 2 3 7