A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. (Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. vol. 1.) Sobre as orientações para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita veiculadas no RCNEI, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) No desenvolvimento da oralidade de crianças muito pequenas, é importante que o adulto imite a maneira de falar das crianças, repetindo coisas como: “Neném quer papá? Tá gotosinho tá? Neném qué apo (água)”, pois assim se estabelece maior aproximação com elas. ( ) O desenvolvimento da escrita começa somente a partir dos quatro anos de idade, devendo ser iniciado por meio de um trabalho com base na cópia de vogais e consoantes, ensinadas uma de cada vez. ( ) Ao falar com as crianças, desde muito pequenas, normalmente, pausadamente, sem usar diminutivos, estar-se-á auxiliando-as a perceberem corretamente o sentido das palavras e sua pronúncia, contribuindo para a qualidade de sua fala. ( ) Em sociedades letradas, o contato com a escrita ocorre mesmo antes dos quatro anos de idade por meio de participação em situações de leitura feitas pelo adulto, bem como pela observação e manuseio de materiais impressos. Assinale a sequência correta.
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas
possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
(Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. vol. 1.)
Sobre as orientações para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita veiculadas no RCNEI, marque V para as
afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No desenvolvimento da oralidade de crianças muito pequenas, é importante que o adulto imite a maneira de falar
das crianças, repetindo coisas como: “Neném quer papá? Tá gotosinho tá? Neném qué apo (água)”, pois assim
se estabelece maior aproximação com elas.
( ) O desenvolvimento da escrita começa somente a partir dos quatro anos de idade, devendo ser iniciado por meio
de um trabalho com base na cópia de vogais e consoantes, ensinadas uma de cada vez.
( ) Ao falar com as crianças, desde muito pequenas, normalmente, pausadamente, sem usar diminutivos, estar-se-á
auxiliando-as a perceberem corretamente o sentido das palavras e sua pronúncia, contribuindo para a qualidade
de sua fala.
( ) Em sociedades letradas, o contato com a escrita ocorre mesmo antes dos quatro anos de idade por meio de
participação em situações de leitura feitas pelo adulto, bem como pela observação e manuseio de materiais
impressos.
Assinale a sequência correta.
- A)F, F, V, V
- B)V, V, F, F
- C)V, F, F, V
- D)F, V, V, F
Resposta:
A alternativa correta é A)
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois amplia as possibilidades de inserção e participação das crianças nas práticas sociais. O Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) oferece orientações importantes sobre esse processo, destacando a necessidade de abordagens adequadas para cada fase do desenvolvimento.
Analisando as afirmações apresentadas:
1ª afirmação (Falsa): Imitar a fala infantil, utilizando expressões como "Neném quer papá?", não é recomendado, pois pode prejudicar o desenvolvimento da linguagem. O adulto deve servir como modelo correto de fala, incentivando a criança a evoluir em sua comunicação.
2ª afirmação (Falsa): O desenvolvimento da escrita não começa apenas aos quatro anos, nem deve ser iniciado com cópia isolada de letras. Esse processo é gradual e ocorre desde cedo, por meio de experiências significativas com a linguagem escrita em contextos reais.
3ª afirmação (Verdadeira): Falar com as crianças de forma clara, pausada e sem diminutivos é essencial para ajudá-las a perceber corretamente o sentido das palavras e sua pronúncia, contribuindo para o desenvolvimento de uma fala de qualidade.
4ª afirmação (Verdadeira): Em sociedades letradas, o contato com a escrita ocorre naturalmente desde cedo, através da participação em situações de leitura compartilhada, observação e manuseio de materiais impressos, mesmo antes dos quatro anos de idade.
Portanto, a sequência correta é F, F, V, V, correspondente à alternativa A).
Deixe um comentário