A atenção dada às noções matemáticas na Educação Infantil ao longo do tempo tem seguido orientações diversas que convivem, às vezes de maneira contraditória no cotidiano das instituições. (Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. vol. 1.) Sobre o trabalho com a Matemática de acordo com as orientações do RCNEI, é correto afirmar:
A atenção dada às noções matemáticas na Educação Infantil ao longo do tempo tem seguido orientações diversas que
convivem, às vezes de maneira contraditória no cotidiano das instituições.
(Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. vol. 1.)
Sobre o trabalho com a Matemática de acordo com as orientações do RCNEI, é correto afirmar:
- A)As crianças aprendem Matemática primeiramente pela memorização dos algarismos isolados: ensina-se o 1, depois o 2 e assim sucessivamente.
- B)Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, as crianças, desde muito pequenas, recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como repartir balas entre os amigos e mostrar com os dedos a idade.
- C)Aprende-se Matemática do concreto para o abstrato, portanto basta que se propicie a manipulação de objetos concretos e a criança chega sozinha ao pensamento abstrato, pois os materiais pedagógicos cumprem um papel de autoinstrução.
- D)A abordagem da Matemática na Educação Infantil tem como finalidade proporcionar oportunidade para que as crianças desenvolvam a capacidade de traçar os algarismos corretamente, cobrindo pontilhados e colando bolinhas de papel crepom sobre os numerais.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A abordagem do ensino da Matemática na Educação Infantil, conforme as orientações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), destaca a importância de reconhecer as estratégias naturais que as crianças desenvolvem para resolver problemas cotidianos. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B, pois evidencia como as crianças utilizam recursos próprios e intuitivos para lidar com situações que envolvem noções matemáticas, como contagem e operações básicas.
Essa perspectiva valoriza o conhecimento prévio das crianças, que desde cedo demonstram capacidade de raciocínio lógico em contextos reais, como repartir objetos ou expressar quantidades. O RCNEI reforça que o aprendizado matemático na infância deve estar vinculado a experiências significativas, e não à mera memorização ou repetição mecânica, como sugerem as demais alternativas.
Portanto, a resposta correta é:
B) Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, as crianças, desde muito pequenas, recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como repartir balas entre os amigos e mostrar com os dedos a idade.
Deixe um comentário