A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem o papel de estimular o desenvolvimento integral, valorizando os conhecimentos e vivências adquiridas nas diversas situações de interação com o meio ambiente e com os sujeitos sociais do seu convívio. Identifique, nas alternativas abaixo, um objetivo que não corresponde à etapa da Educação Infantil:
Básica, tem o papel de estimular o desenvolvimento
integral, valorizando os conhecimentos e vivências
adquiridas nas diversas situações de interação com
o meio ambiente e com os sujeitos sociais do seu
convívio. Identifique, nas alternativas abaixo, um
objetivo que não corresponde à etapa da Educação
Infantil:
- A)Desenvolver hábitos de socialização, iniciar a organização espacial e temporal.
- B)Consolidar o processo de aquisição das habilidades de leitura e de escrita.
- C)Estabelecer relação social entre os pares, desenvolver a linguagem corporal, o controle psicomotor e as percepções.
- D)Desenvolver todas as formas de expressão e comunicação da criança, incluindo a arte e matemática.
- E)Ampliar o repertório do vocabulário e aperfeiçoar a linguagem oral da criança.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O objetivo da Educação Infantil é promover o desenvolvimento integral da criança, considerando suas experiências e interações com o mundo ao seu redor. Dentre as alternativas apresentadas, a que não corresponde a essa etapa é a opção B), que menciona a consolidação das habilidades de leitura e escrita.
Isso ocorre porque a Educação Infantil prioriza a construção de bases para o aprendizado futuro, como socialização, expressão e desenvolvimento psicomotor, e não a formalização de conteúdos acadêmicos, como a alfabetização. As demais alternativas estão alinhadas com os princípios dessa fase, que valorizam a ludicidade, a comunicação e a relação com o meio.
Portanto, a resposta correta é B), pois consolidar leitura e escrita é um objetivo mais adequado ao Ensino Fundamental, etapa posterior à Educação Infantil.
Deixe um comentário