A organização dos momentos de oferta de alimentos precisa ser feita em ambientes mais tranqüilos, em pequenos grupos, com acompanhamento mais próximo pelo adulto, que propicia segurança afetiva e ajuda a construir gradativamente as habilidades para independência ao alimentar-se.Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.Em relação à alimentação da criança na creche, como postura correta, deve-se
- A)incentivar a prova de novos alimentos e promover a autonomia da criança.
- B)forçar a ingestão de alimentos, garantindo uma nutrição equilibrada.
- C)garantir a ingestão completa das refeições, repreendendo a criança caso ela rejeite algum alimento.
- D)apressar a ingestão de alimentos sem respeitar o ritmo da criança, favorecendo a disciplina e o respeito à rotina escolar.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A alimentação na creche é um momento fundamental não apenas para suprir as necessidades nutricionais da criança, mas também para promover seu desenvolvimento emocional e social. Como destacado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é essencial que esse processo ocorra em um ambiente tranquilo e acolhedor, com acompanhamento atento do adulto, que deve oferecer segurança afetiva e estimular a autonomia da criança.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção A) é a mais adequada, pois reforça a importância de incentivar a experimentação de novos alimentos e o desenvolvimento da independência durante as refeições. Essa abordagem respeita o ritmo individual da criança, valoriza suas escolhas e contribui para uma relação saudável com a alimentação.
Por outro lado, forçar a ingestão de alimentos (B)), exigir que a criança coma tudo (C)) ou apressar o momento da refeição (D)) são práticas contraproducentes, que podem gerar resistência, ansiedade e até aversão alimentar. A educação infantil deve priorizar o bem-estar e o desenvolvimento integral da criança, e isso inclui uma abordagem respeitosa e estimulante durante as refeições.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, MEC/SEF, 1998.
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