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“A Polícia Civil investiga um caso de discriminação racial em uma creche pública de Samambaia, no Distrito Federal. A vítima é uma menina de 4 anos. A mãe da criança, (P. C.), disse que na última segunda-feira (20), a filha chegou chorando em casa porque a professora teria lavado o cabelo de todas as colegas, menos o dela porque era “duro”. A mãe registrou ocorrência na delegacia que agora vai ouvir a escola.” Disponível em: https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/policia-investiga-discriminacao-racial-em-creche-publica-do-df.ghtml -Acesso em 06/10/2017 (Fragmento) Refletindo acerca da notícia acima, analise as proposições que se seguem: I – Para que haja a promoção de práticas promotoras de igualdade racial em unidades de educação infantil, é necessária a execução de pelo menos um projeto temático anualmente, envolvendo a questão racial. II – A organização dos espaços, materiais e tempos escolares influenciam nas práticas promotoras de igualdade racial, uma vez que não são colocados à disposição das crianças “artefatos culturais”, livros, brinquedos e imagens. III – Os documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e documentos como os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orientam a construção de práticas pedagógicas comprometidas com o reconhecimento do pertencimento racial. IV – Os gestos, modos de olhar, sorrir, abraçar e pegar no colo do professor da Educação Infantil, não necessariamente influencia como a criança irá lidar com seus pares, e como as crianças se relacionam entre si. V – As experiências com a linguagem oral e escrita exercem influência na forma como a criança na Educação Infantil construirá o reconhecimento de pertencimento racial e consequentemente sua identidade. Assinale a alternativa CORRETA que está de acordo com o documento “Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial”.

“A Polícia Civil investiga um caso de discriminação racial em uma creche pública de Samambaia, no Distrito
Federal. A vítima é uma menina de 4 anos. A mãe da criança, (P. C.), disse que na última segunda-feira (20), a
filha chegou chorando em casa porque a professora teria lavado o cabelo de todas as colegas, menos o dela
porque era “duro”. A mãe registrou ocorrência na delegacia que agora vai ouvir a escola.


Disponível em: https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/policia-investiga-discriminacao-racial-em-creche-publica-do-df.ghtml -Acesso em 06/10/2017
(Fragmento)
Refletindo acerca da notícia acima, analise as proposições que se seguem:

I – Para que haja a promoção de práticas promotoras de igualdade racial em unidades de educação infantil, é
necessária a execução de pelo menos um projeto temático anualmente, envolvendo a questão racial.

II – A organização dos espaços, materiais e tempos escolares influenciam nas práticas promotoras de
igualdade racial, uma vez que não são colocados à disposição das crianças “artefatos culturais”, livros,
brinquedos e imagens.

III – Os documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional e documentos como os Referenciais Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil orientam a construção de práticas pedagógicas comprometidas com o reconhecimento
do pertencimento racial.

IV – Os gestos, modos de olhar, sorrir, abraçar e pegar no colo do professor da Educação Infantil, não
necessariamente influencia como a criança irá lidar com seus pares, e como as crianças se relacionam entre si.

V – As experiências com a linguagem oral e escrita exercem influência na forma como a criança na Educação
Infantil construirá o reconhecimento de pertencimento racial e consequentemente sua identidade.

Assinale a alternativa CORRETA que está de acordo com o documento “Educação Infantil e práticas promotoras
de igualdade racial”.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O caso de discriminação racial ocorrido em uma creche pública de Samambaia, no Distrito Federal, evidencia a necessidade urgente de reflexão sobre práticas pedagógicas que promovam a igualdade racial desde a Educação Infantil. A análise das proposições apresentadas à luz do documento "Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial" permite identificar quais afirmações estão corretas.

A proposição I afirma que a promoção da igualdade racial requer a execução de pelo menos um projeto temático anual. Embora projetos específicos possam contribuir, o documento não estabelece essa obrigatoriedade como condição única ou essencial. Portanto, essa afirmação está incorreta.

A proposição II destaca a importância da organização dos espaços e materiais escolares, mencionando a ausência de "artefatos culturais". Embora a estrutura física e os recursos sejam relevantes, a redação da afirmação é imprecisa ao sugerir que esses elementos estão sempre ausentes. Logo, esta proposição também não está totalmente correta.

A proposição III está correta, pois documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a LDB de fato orientam práticas pedagógicas que reconhecem o pertencimento racial, fundamentais para combater situações como a descrita na notícia.

A proposição IV está incorreta, pois os gestos e atitudes dos professores têm grande influência na forma como as crianças constroem suas relações e identidades raciais. O documento reforça que o comportamento dos educadores é crucial para promover ou inibir a igualdade.

Por fim, a proposição V está correta, já que as experiências com linguagem oral e escrita são fundamentais para a construção da identidade racial das crianças, conforme destacado no documento analisado.

Dessa forma, a alternativa correta é A) Somente as proposições III e V estão corretas, pois são as únicas que refletem adequadamente as orientações do documento sobre práticas promotoras de igualdade racial na Educação Infantil.

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