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As instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. Em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas que completem a frase: As instituições de Educação Infantil devem… I. criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. II. utilizar múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.). III. organizar uma documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. IV. prever formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e providenciar instrumentos de registro que permitam aos docentes do Ensino Fundamental conhecer os processos de aprendizagem vivenciados na Educação Infantil. V. registrar os processos de avaliação realizados pelo(a) professor(a), privilegiando o controle e o acompanhamento dos conhecimentos já dominados pelas crianças, bem como das habilidades já desenvolvidas por cada uma delas. Assinale a alternativa CORRETA.

As instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. Em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas que completem a frase: As instituições de Educação Infantil devem…

I. criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.
II. utilizar múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.).
III. organizar uma documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
IV. prever formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e providenciar instrumentos de registro que permitam aos docentes do Ensino Fundamental conhecer os processos de aprendizagem vivenciados na Educação Infantil.
V. registrar os processos de avaliação realizados pelo(a) professor(a), privilegiando o controle e o acompanhamento dos conhecimentos já dominados pelas crianças, bem como das habilidades já desenvolvidas por cada uma delas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é E)

As instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), a análise das afirmativas revela que:

I. A criação de procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e avaliação do desenvolvimento das crianças, sem fins de seleção ou classificação, está alinhada ao caráter formativo e não excludente da avaliação na Educação Infantil.

II. A utilização de múltiplos registros, como fotografias, desenhos e relatórios, reflete a importância de documentar o processo de aprendizagem de forma diversificada, valorizando tanto a perspectiva do educador quanto da criança.

III. A organização de documentação específica para as famílias garante transparência e participação, permitindo que acompanhem o desenvolvimento e as experiências vivenciadas pelas crianças na instituição.

IV. A articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com registros que facilitem a transição, assegura a continuidade do processo educativo, respeitando as especificidades de cada etapa.

V. Embora o registro dos processos avaliativos seja importante, a ênfase no controle de conhecimentos dominados e habilidades desenvolvidas contraria a perspectiva não classificatória e contínua prevista nas Diretrizes.

Portanto, a alternativa E) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas é a que melhor reflete os princípios avaliativos da Educação Infantil conforme as orientações nacionais.

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