Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitara vida como também de transformá-la. (…) Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é outro. Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.A partir dessa visão, pode-se afirmar que

Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitara vida como também de transformá-la. (…) Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é outro.
Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.
A partir dessa visão, pode-se afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trecho citado do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil destaca a importância do brincar como um espaço de imitação, imaginação e transformação, no qual a criança reinterpreta a realidade de forma criativa. O faz-de-conta não é apenas uma atividade lúdica, mas um mecanismo essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, permitindo que ela explore diferentes papéis e situações de maneira espontânea e significativa.

Diante disso, a alternativa A) é a que melhor reflete a abordagem adequada para o educador no contexto do brincar. O professor e o auxiliar devem atuar como mediadores, equilibrando momentos de orientação com outros em que as crianças assumem a liderança de suas próprias brincadeiras. Essa postura respeita a autonomia infantil, incentivando a criatividade e a expressão individual, sem impor modelos rígidos ou limitar o faz-de-conta a situações específicas, como sugerem as alternativas incorretas.

As demais opções apresentam visões restritivas ou equivocadas sobre o papel do brincar na educação infantil. A alternativa B) ignora a liberdade criativa da criança ao sugerir um "modelo correto"; a C) reduz o faz-de-conta a um momento secundário, desconsiderando seu valor pedagógico; e a D) nega a integração necessária entre atividades estruturadas e o brincar espontâneo, essencial para o desenvolvimento integral na primeira infância.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, MEC/SEF, 1998.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *