De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIs (2010), as instituições de educação infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvi‐ mento das crianças para garantir, EXCETO:
infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvi‐
mento das crianças para garantir, EXCETO:
- A)A seleção e a classificação do desenvolvimento das crianças para ingresso no ensino fundamental.
- B)A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
- C)A utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
- D)A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs, 2010), a avaliação do desenvolvimento das crianças na educação infantil tem como objetivo acompanhar e aprimorar o processo pedagógico, garantindo uma abordagem integral e não excludente. Entre as alternativas apresentadas, a única que não condiz com esse princípio é a opção A, que sugere a seleção e classificação das crianças para ingresso no ensino fundamental. Essa prática é contrária às diretrizes, pois a educação infantil deve priorizar o desenvolvimento global da criança, sem caráter seletivo ou classificatório.
As demais alternativas estão alinhadas com as DCNEIs. A observação crítica e criativa (B) permite compreender as interações e brincadeiras como parte essencial do aprendizado. O uso de múltiplos registros (C) valoriza diferentes linguagens e expressões infantis, enquanto a continuidade dos processos de aprendizagem (D) assegura que as transições entre etapas educacionais sejam feitas de forma respeitosa e adequada ao desenvolvimento da criança.
Portanto, o gabarito correto é A, pois a seleção e classificação para o ensino fundamental contrariam o propósito inclusivo e formativo da educação infantil, que deve evitar qualquer prática que rotule ou exclua as crianças com base em desempenhos padronizados.
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